Retrospectiva 2023
Sucessor de Reinaldo Azambuja, o novo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, não perdeu tempo. Desde seu primeiro dia à frente do Estado, se lançou em um amplo projeto para levar MS ao futuro, com investimentos pesados em infraestrutura, industrialização, empregabilidade e sustentabilidade.
No dia 1º de janeiro, Eduardo Riedel assumiu o governo de Mato Grosso do Sul em uma cerimônia marcada por discursos de compromisso e eficiência. Como cita a reportagem de Elaine Olivera para o Capital News, Riedel destacou sua determinação em trabalhar de forma obsessiva para garantir eficiência e transparência na gestão pública. O governador reafirmou seu compromisso de agir com honra e integridade, colocando a máxima transparência como um valor essencial em sua administração.
A primeira semana de Eduardo Riedel à frente do governo foi marcada por intensa atividade. Reuniões estratégicas com empresários, políticos, parlamentares e prefeitos aconteceram em sequência, destacando discussões sobre projetos importantes, como a fábrica de celulose do Grupo Suzano em Ribas do Rio Pardo.
Em sua participação na 1ª Sessão Legislativa, Eduardo Riedel retornou à Assembleia Legislativa, onde participou do hasteamento das bandeiras e destacou seu compromisso com o municipalismo. O governador assumiu o compromisso de fortalecer o programa Governo Presente, estabelecendo contratos de gestão com cada município sul-mato-grossense. Conforme matéria de Vivianne Nunes ao Capital News, a mensagem entregue ao Legislativo reforçou a visão de um Estado inovador e inclusivo, pronto para enfrentar os desafios e oportunidades do futuro.
100 dias de Governo
Em um evento marcante, Eduardo Riedel substitui o tradicional evento de 100 dias por "Ano 1 de um novo ciclo de desenvolvimento". Na ocasião, o governador anunciou diversas promessas como a redução de impostos para maquinários do agronegócio, investimentos bilionários em energia solar, desoneração de microempreendedores e concessões rodoviárias. Destacou-se também a isenção total de ICMS para produtos de merenda escolar e ações em saneamento, educação e bolsas de graduação.
Eduardo Riedel surpreendeu ao anunciar que todo o seu secretariado faria contratos de gestão, estabelecendo metas claras para suas funções. O governador reforçou investimentos em infraestrutura, como a reforma de aeródromos e pavimentação de rodovias, além de atração de indústrias, evidenciando um total de R$ 52 bilhões em investimentos no Estado. Riedel adotou uma postura conciliadora entre agronegócio e meio ambiente, denominando o setor como "agroambiental".
No setor social, destacou-se a prorrogação do programa Energia Zero por 15 meses, beneficiando famílias de baixa renda com o pagamento da conta de luz pelo governo estadual. O aumento na bolsa do programa Mais Social, prometido durante a campanha, foi anunciado para o segundo semestre, contribuindo para o auxílio de famílias de baixa renda.
Além de todo o trabalho em busca de investimentos para continuar o desenvolvimento acelerado de Mato Grosso do Sul, o governador foi incisivo, debatendo temas diretamente ligados ao futuro do estado, como a Reforma Tributária, a Rota Bioceânica, o Marco temporal e a Lei do Pantanal.
Confira as principais materias de 2023 na editoria de Política e Poder