A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) assinou, na última quarta-feira (11), quatro convênios com o Governo do Estado, para receber R$ 3 milhões em recursos para que a associação realize projetos que desenvolvem uma agricultura competitiva, sustentável e integradora no Estado.
Conforme a Aposoja/MS, os recursos do Fundems (Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja) serão repassados por meio da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar). Os repasses representam parte dos resultados de operações do milho e da soja em todo Mato Grosso do Sul que vão para o Fundems e, por isso, são valores gerados pelo próprio produtor rural que retornam a ele por meio dos projetos da Aprosoja/MS.
Um dos projetos é o Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), uma ferramenta que monitora lavouras desde 2009 com o objetivo de colher dados e elaborar estatísticas sobre plantio, produção e produtividade das culturas de soja e milho em Mato Grosso do Sul. Ainda foram destinados recursos para o projeto Soja Plus, que leva orientações e capacitação ao produtor rural por meio de visitas técnicas. As visitas permitem que sejam diagnosticados desafios e oportunidades no campo, além do monitoramento de indicadores de desenvolvimento com foco na gestão da propriedade, informou a Aprosoja/MS.
Conhecimento e informação
Também com o objetivo de capacitar e munir o produtor rural de conhecimento, o Circuito Aprosoja também é alvo de parte dos repasses realizados pelo Fundems. O projeto auxilia no planejamento da próxima safra por meio de circuito de eventos, com palestras e workshops, nas principais cidades produtoras do Estado.
Ainda foram destinados recursos para projeto de acompanhamento parlamentar. Por meio dessa iniciativa, a associação dos produtores acompanha todas as proposições e tramitações de projetos de lei na Câmara dos Deputados com a finalidade de garantir e preservar o desenvolvimento sustentável da agricultura.