Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Rural Segunda-feira, 22 de Junho de 2009, 07:55 - A | A

Segunda-feira, 22 de Junho de 2009, 07h:55 - A | A

Câmara de Floresta realiza reunião extraordinária na Capital

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo (Seprotur), realiza hoje (22) de junho, às 14 horas, reunião extraordinária da Câmara Setorial de Floresta. Ligada à Superintendência de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário do órgão, a Câmara se reunirá na sala de reuniões da Seprotur, no Parque dos Poderes – Bloco 12.

 

Segundo o secretário-executivo da Câmara, Osvaldo Antonio Riedlinger dos Santos, na pauta de discussão do encontro está o Plano Estadual de Florestas – que encontra-se em fase de estudos – e a adesão de novos integrantes setoriais. Ele lembra que o projeto, a ser aprovado, pretende agregar elementos menecessários para estabelecer o marco definitivo para o setor no Estado.

 

Santos lembra que atualmente o setor já possui 284 mil hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul, sendo, 265 mil hectares de eucalipto e 19 mil de pinus - pinus de até 30 metros cúbicos e eucalipto de até 40 metros cúbicos. E quanto ao consumo estadual anual, ele revela que está em 4 milhões de estéreos (medida de volume para lenha, equivalente a um metro cúbico). “O que demanda uma área colhida anual de 15 mil hectares, e uma área de plantio de 100 mil hectares”, explica.

 

O secretário-executivo também aponta outras vantagens competitivas das florestas no Estado. Dados que já despertam o interesse de investidores nacionais e de indústrias multinacionais. Dentre eles, Santos aponta a grande disponibilidade de área para o plantio (somente no eixo Campo Grande-Três Lagoas, estimado em 14 milhões de hectares), terras compatíveis com o setor, com preços competitivos, logística privilegiada(ferrovia, hidrovia, rodovia), solos, clima e topografia adequados e disponibilidade de mão-de-obra.

 

“Ainda somamos positivamente o conhecimento técnico-científico local, a capacidade organizacional da iniciativa privada, as experiências bem sucedidas de fomento e o interesse governamental de incentivo ao setor”, conclui, enfatizando o moderno mecanismo de licenciamento ambiental adotado pelo governo André Puccinelli.

 

Serviço

A reunião será realizada na Sala reuniões n.º 2 da Seprotur, localizada no Parque dos Poderes, bloco 12. Fone para contato: 3318-5053.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS