Com o objetivo de prevenir e controlar uma das principais doenças que afetam a soja será lançado nesta terça-feira (21) a campanha “Planejamento com responsabilidade, se colhe com qualidade”. O evento diz respeito ao período de vazio sanitário da soja em MS que teve início na última quarta-feira (15).
Realizado pelo Governo do Estado, Secretária de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) o evento acontecerá a partir das 10h, no auditório do Governo do estado.
O vazio sanitário corresponde ao período em que os produtores ficam impossibilitados de realizar cultivo dos grãos no Estado, no período de 90 dias, além de precisarem eliminar todas as plantas voluntárias, conhecidas como guaxas ou tigueras, de suas propriedades, com o uso de processos mecânicos ou químicos.
Esses cuidados são necessários para garantir a rentabilidade dos produtores, uma vez que, diminui a necessidade de utilização de métodos de controle de doenças em lavouras. Gerando assim, menos gastos no combate de doenças e maior economia direta nos custos de produção do agricultor, segundo informações do presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Cristiano Bortolotto.