O cavalo da raça Crioulo vem conquistando cada vez mais adeptos em Mato Grosso do Sul. A raça é mais procurada para os esportistas para as provas de tiro de laço, o uso na pecuária extensiva também tem feito muitos criadores optarem por essas características para o trabalho a campo.
Para o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul, Roberto Araújo Diedrich, o Sul Matogrossense é um esportista equestre por natureza. “O maior esporte é o laço comprido, mais que o futebol. Então temos muitos esportistas, muitos cavalos praticando provas todos os finais de semana. Vem crescendo muito o nível de animais dentro das exposições morfológicas e dentro das provas funcionais”, destaca.
O dirigente reforça também que o cenário da criação é o melhor possível em uma região que se mexe muito com o gado, onde a pecuária é muito forte e o cavalo Crioulo vem se expandindo devido às suas características de habilidade, resistência e ser um cavalo da família e do esporte. “Os criadores estão melhorando o nível e os cavalos estão tendo boa saída tanto para o esporte quanto para novos criadores”, observa.
Esta semana na Expogrande estará à mostra a qualidade. Entre os dias 19 e 22 de abril, uma série de eventos envolvendo a raça Crioula vai ocorrer no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Destaque para a Exposição Passaporte para a Morfologia, onde os animais são avaliados por suas características dentro dos padrões da raça. Os melhores classificados garantem vaga para a Exposição Nacional da raça, que ocorrerá no final de agosto no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio no Rio Grande do Sul, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A expectativa, segundo Diedrich, é que pelo menos 60 animais participem da exposição.
A exposição terá como jurado titular Carlos Marques Gonçalves Neto e o jurado auxiliar Bruno Wagner da Silva. Além do Passaporte, também ocorrerão provas como o Doma de Ouro, Um Ano de Freio e Freio do Proprietário, que já tem garantidos cerca de 30 animais. E no dia 21 de abril ocorrerá o leilão Crioulos do Cerrado. “Todo o pessoal do núcleo preparou toda uma mega programação dentro da Expogrande, que é a maior feira do Mato Grosso do Sul”, complementa o presidente do Núcleo.
Programação
Quarta-feira (19)
10h - Admissão dos animais Doma de Ouro, Um ano de Freio e Freio do Proprietário
14h - Primeira fase Doma de Ouro, Um ano de Freio e Freio do Proprietário
Quinta-feira (20)
8h - Mangueira Um ano de Freio e Mangueira l Freio do Proprietário
9h - Campo l Freio do Proprietário e Fase final Doma de Ouro ( esbarrada e escaramuça livre)
14h - Mangueira ll Freio do Proprietário
15h - Bayard/Sarmento Freio do Proprietário
15h30min - Campo Doma de Ouro, Campo Um ano de Freio, Campo ll Freio do Proprietário
Sexta-feira (21)
9h - Admissão Morfologia Passaporte
14h - Julgamento Incentivo (campeonatos e grandes campeonatos)
16h - Julgamento Machos Morfologia Passaporte
Sábado (22)
8h - Julgamento fêmeas Morfologia Passaporte
11h - Grandes Campeonatos Morfologia Passaporte