Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025


Rural Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2010, 18:04 - A | A

Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2010, 18h:04 - A | A

Conab vai liberar 150 mil toneladas de milho dos armazéns de Mato Grosso do Sul

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Nos próximos dias a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve liberar 150 mil toneladas de milho dos armazéns de Mato Grosso do Sul. A informação partiu da secretária de Produção e Turismo de Mato Grosso do Sul (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa Dias, em reunião com os representantes dos produtores rurais no Showtec 2010, em Maracaju, nesta quarta-feira (3) pela manhã.

Mais uma vez, os produtores rurais estão preocupados com a falta de armazéns para a safra 2009/2010 que promete a ser recorde e já começou a ser colhida. “Desde o ano passado, temos pleiteado junto com a Seprotur à Conab a liberação dos armazéns para a soja”, explicou o presidente em exercício da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel.

A expectativa é que Mato Grosso do Sul colha cerca de 5 milhões de toneladas de soja. Conforme o ultimo levantamento de 2005, a capacidade de armazenamento do estado era de 6,3 milhões de toneladas. Ainda há um déficit de 430 mil toneladas dos armazéns da Cooagri. “Com os valores baixos da saca da soja, o produtor rural acaba ficando sem a opção de armazenar o produto para comercializar mais tarde”, comentou o assessor de agricultura da Famasul, Lucas Galvan.

O edital vai liberar R$ 17 milhões e o milho deverá ser evado para o Nordeste, uma vez que o transporte para a Ceagesp está inviável por conta das chuvas em São Paulo. Com isso, o valor disponibilizado vai ser suficiente para transportar 150 mil toneladas. “Uma medida paliativa e o processo de remoção não é tão rápido. Não é uma solução definitiva”, resume Riedel.(Fonte: Famasul)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS