As exportações do agronegócio brasileiro deverão cair para 63,4 bilhões de dólares em 2009, ante 71,8 bilhões em 2008, de acordo com projeções do Ministério da Agricultura divulgadas nesta segunda-feira.
O menor valor em dólares é resultado de preços internacionais menores, de maneira geral, para as principais commodities exportadas pelo Brasil, segundo o ministério. Se confirmada, essa será a primeira vez em 10 anos que acontece uma queda no valor em dólar das exportações do agronegócio brasileiro.
Em reais, graças à recente desvalorização da moeda brasileira em meio à crise econômica global, os valores ainda ficarão superiores aos registrados em 2008. O Ministério da Agricultura estima exportações de 145,9 bilhões de reais em 2009, contra 131,7 bilhões de reais em 2008.
"Estimamos, exceto para um ou outro setor, que as quantidades exportadas deverão se manter. Os preços é que não chegarão aos patamares de 2008, os maiores dos últimos 10 anos", afirmou a jornalistas Célio Porto, secretário de Relações Internacionais do ministério. (Com informações da Reuter)