Quinta-feira, 08 de Maio de 2008, 13h:22 -
A
|
A
Famasul lança hoje projeto Campo Futuro
Sato Comunicação (VN)
Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul vão conhecer a partir das 14 horas de hoje, na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), o programa Campo Futuro que envolve informação e capacitação para melhorar a renda da atividade agropecuária. O projeto se divide em duas fases: a primeira é composta por Cursos de Gestão de Custos e Riscos, e a segunda, é a realização de painéis contendo informações sobre custos de produção e mercado agropecuário nas culturas de grãos, café, pecuária de corte e pecuária de leite, os chamados, Ativos do Campo.
Os painéis do custo de produção da atividade rural já começaram em Mato Grosso do Sul. Na quarta-feira (08), o presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, esteve em Campo Grande, acompanhando o levantamento que hoje (08) está em Camapuã. O que a gente pode notar é que o setor leiteiro ainda precisa de profissionalizar, destacou Alvim.
Os Cursos de Gestão de Custos e Riscos que vão orientar o produtor rural principalmente quanto a operar na Bolsa de Valores e Mercadorias ocorrerão em três municípios de Mato Grosso do Sul: Maracaju, entre os dias 12 e 16 de maio. Em Campo Grande ele acontece no dia 20 de maio e em data posterior em Chapadão do Sul.
Inicialmente, serão contemplados nesta fase do projeto produtores de soja e milho, pecuaristas de corte nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Tocantins e Santa Catarina.
Além do vice-presidente da Famasul, Eduardo Riedel, participam da coletiva a superintendente do SENAR-AR/MS, Maria Anita Medeiros, o vice-presidente da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), Carlos Dupas e os presidentes dos Sindicatos Rurais onde acontecem os cursos que fazem parte do programa Campo Futuro. Representantes do Banco do Brasil também falam da importância da aplicação na Bolsa de Mercadorias.