Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024


Rural Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007, 11:45 - A | A

Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007, 11h:45 - A | A

Frigorífico paga mais por qualidade e oferece até prêmios

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Das cinco edições do Circuito Boi Verde, o pecuarista André Ribeiro Bartocci participou de quatro. Logo no primeiro ano em que concorreu, em 2004, já foi campeão. Este ano, pela segunda vez, a Fazenda Nossa Senhora das Graças, em Caarapó (MS), venceu a competição com o melhor lote de carcaça do circuito. ''''Como a raça nelore é a base da pecuária de corte, o circuito é uma referência real da qualidade do rebanho brasileiro. Todos os pecuaristas que participam saem ganhando'''', diz.

O rebanho, como pede a competição, é mantido a pasto. Para manter a qualidade do gado, Bartocci, que só faz recria e engorda, faz questão de comprar bezerros de bons criadores, com genética garantida. E investe em pasto de alta qualidade. ''''O pasto é tratado como cultura'''', diz.

O manejo com a criação também tem atenção especial. As pessoas que lidam com o gado, garante o pecuarista, são treinadas e especializadas, porque é preciso saber a hora certa de fazer os tratos para não estressar o animal.

Bem-estar

O boi que não está tranqüilo não engorda. Atualmente, a fazenda abate em torno de 3.500 novilhos precoces por ano. "O fato de ter ganhado o circuito em 2004 me estimulou a buscar mais qualidade de mão-de-obra, insumos, genética. Percebi que a qualidade vale a pena. Por isso, só vendo em frigoríficos que valorizam qualidade."

No frigorífico Bertin Mozarlândia, que ganhou o circuito este ano na categoria melhor comprador de boi, a qualidade pode render ao pecuarista até 6% mais no valor da arroba.

De acordo com o gerente de compra de boi do frigorífico, Silvio Luis Busnardo, todo animal que entra para abate é avaliado e a premiação para os melhores animais vai de 0,5% a 6% do valor da arroba.

No dia do abate técnico do circuito, todos os pecuaristas que participaram receberam o prêmio máximo, que foi de R$ 2 por arroba.

"Normalmente, a carne do boi verde, ou seja, criado exclusivamente a pasto, já é uma carne de excelente qualidade. E os criadores que participam do circuito querem trazer seus melhores animais. Os animais eram realmente muito bons", diz ele, que já pensa na próxima edição do circuito. "Vamos tentar abater 2 mil animais em 2008, batendo nosso próprio recorde." (Com informações da Folha de São Paulo)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS