Quinta-feira, 27 de Março de 2008, 13h:04 -
A
|
A
Governo adia a decisão de renegociar dívidas rurais para segunda-feira
Sato Comunicaçâo
Mais uma vez, o Governo Federal adiou uma decisão sobre o endividamento agrícola para a próxima segunda-feira (31). Cerca de 300 produtores rurais de todo o País, incluindo agricultores de Mato Grosso do Sul, aguardaram na noite da última terça-feira (25) a decisão. Conforme um levantamento feito pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), as dívidas rurais giram em torno de R$ 3 bi, calculando os débitos novos e antigos.
Na opinião do vice-presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Corrêa Riedel, “a abertura desse processo de negociação é positiva para o setor, que terá a oportunidade de re-apresentar uma proposta discutida, negociada, contendo os ajustes que consideramos necessários”.
Conforme o vice-presidente, a demora para se tomar uma decisão acaba adiando também as ações dos produtores rurais, que ficam engessadas como por exemplo o investimento na aquisição de insumos. “É preciso uma renegociação da dívida a altura do que a agricultura hoje merece e dá de retorno para o País. O Governo Federal também precisa levar em conta a distorção de valores de renegociações anteriores”, colocou Riedel.
Riedel informa também que essa proposta renegociada, será resultado de discussões das quais participarão representantes do corpo técnico da Câmara dos Deputados, técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), agendada para esta quinta-feira, às 10 horas.