Domingo, 04 de Novembro de 2007, 07h:28 -
A
|
A
III semana do alimento orgânico do Estado começa amanhã
Da Redação
A Comissão Estadual da produção orgânica está organizando a “III Semana do Alimento Orgânico”. O evento será realizado nos dias 05 a 09 de novembro, na sede da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul (SFA/MS), à Rua Dom Aquino nº 2696, centro, esquina com a rua 25 de Dezembro em Campo Grande. Na programação de abertura do evento, está previsto o lançamento do livro “Manual do Agricultor Ecológico” de autoria do Dr. Milton Parron Padovan, pesquisador da EMBRAPA – CPAO de Dourados/MS.
As atividades alusivas a III Semana dos Alimentos orgânicos inciarão as 8:00 hs do dia (05), na sede da SFA/MS, com a presença de autoridades, técnicos e produtores de orgânicos. Após a cerimônia de lançamento do livro do Dr. Padovan, haverá um café da manhã orgânico juntamente com produtores e parceiros institucionais convidados. A Semana do Orgânico está repleta de palestras técnicas, oficinas de artes e novidades, entre elas, o vitrine show, com exposição de diversos trabalhos artesanais e produtos orgânicos do Estado.
A Associação dos produtores de orgânicos (APOMS), possui mais de 200 filiados da rede agroecológica, distribuídos em 10 municípios do Estado. Os Associados estão produzindo e comercializando café, amendoim, soja, milho, frutas, hortaliças, mel, melaço, rapadura, açúcar mascavo, produtos naturais do extrativismo (barú e bocaiúva), queijo, leite e farinhas. Os produtores de alimentos orgânicos, são na maioria das vezes, pequenos produtores que sobrevivem fazendo venda direta de seus produtos aos consumidores. A luta destes produtores no momento é para que entre em vigor a tão sonhada certificação participativa para orgânicos.
Informações
Informações adicionais sobre a programação relativa a III Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, poderão ser obtidas pelo telefone (067) 3316-7100 ramal 7140 com Augusto César Pessoa ou Fabio Akio Mizote do Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuário da SFA/MS. A informação é da SFA/MS. (Governo MS)