Quarta-feira, 05 de Março de 2008, 08h:47 -
A
|
A
Milho: Muda Zoneamento Agrícola
Da Redação
Foi divulgada nesta terça-feira (04), no Diário Oficial da União (DOU), a mudança do zoneamento agrícola para a cultura de milho 2ª safra em Mato Grosso do Sul. A solicitação partiu da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL). A Portaria nº. 254, de 18 de dezembro de 2007, colocava produtores rurais de alguns municípios numa situação complicada para obter crédito dentro do prazo estipulado pelo zoneamento.
O problema era que os agricultores que plantassem em épocas diferentes não conseguiriam o crédito para o plantio do milho safrinha. O vice-presidente da entidade, Eduardo Riedel, solicitou que o prazo recomendado no Zoneamento fosse prorrogado a fim de atender agricultores que não iniciaram o plantio da safra de inverno. Tudo isso está ocorrendo porque para se obter o crédito para o plantio do milho safrinha é preciso seguir as regras determinadas pelo Zoneamento Agrícola.
O período de plantio recomendado pelo Zoneamento Agrícola de acordo com a Portaria Nº. 254 do MAPA difere de um município para outro e leva em conta variáveis como, tipos de solos aptos ao cultivo, ciclo das cultivares (superprecoce, precoce, semiprecoce, médio e tardio). O problema é que o produtor colheu a safra de verão com atraso e o período de chuvas está atrasando o plantio da safrinha, explicou o vice-presidente.
Os municípios beneficiados foram Alcinópolis, Bandeirantes, Batayporã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquiraí, Jateí, Juti, Naviraí, São Gabriel do Oeste e Taquarussu. (Informações da Sato Comunicação)