Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Rural Segunda-feira, 29 de Outubro de 2007, 13:15 - A | A

Segunda-feira, 29 de Outubro de 2007, 13h:15 - A | A

Missão européia chega dia 11 a Mato Grosso do Sul

Da Redação

- Está confirmada para o dia 11 de novembro a chegada da missão européia a Mato Grosso do Sul. O primeiro compromisso oficial acontece na manhã do dia 12, quando o grupo se reúne com fiscais estaduais e federais na Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS), de onde partem para visitas em Dourados, Corumbá, Anastácio, além da fronteira e dos municípios interditados.

Provenientes do Estado vizinho mato-grossense, em Mato Grosso do Sul a pré-agenda prevê que os técnicos visitem propriedades rastreadas e não rastreadas, revendas de produtos veterinários e um frigorífico. Nos municípios interditados – Eldorado, Mundo Novo e Japorã – a intenção é de verificar “in locu” a evolução dos trabalhos sanitários desenvolvidos nos últimos dois anos. Já na faixa de fronteira, além de visitas a algumas propriedades, a atenção será voltada para o controle do trânsito dos animais.

De acordo com a secretária Tereza Cristina (Seprotur) – que comentou a visita dos técnicos durante o Seminário de Horticultura, que acontece hoje na Capital –, “a missão, que representa 27 países europeus, vem ao Brasil para verificar se temos controle do trânsito das áreas habilitadas para as não habilitadas. Quanto a Mato Grosso do Sul, querem saber se evoluímos nas ações sanitárias de 2005 até o momento e assim nos avaliar perante aos estados habilitados a exportarem carne bovina para o mercado europeu”, pondera ela se referindo a Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Sobre a relevância da visita, a secretária acredita que não irá interferir de imediato nas relações comerciais, mas que direta ou indiretamente antecipa o reconhecimento das autoridades sanitárias perante o produto sul-mato-grossense, que para recuperar o status precisa do crivo do Ministério da Agricultura (MAPA), da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e aí sim da União Européia.

O grupo permanece no Estado até o dia 14 quando seguem para o Paraná e na seqüência a capital de Goiás. A missão, que chega ao Brasil no próximo dia 4, deve passar também pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rondônia. A programação prevê que o itinerário seja concluído em 20 dias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS