Quarta-feira, 07 de Novembro de 2007, 07h:10 -
A
|
A
MS é considerado livre da aftosa com vacinação, anuncia André
Vivianne Nunes - da Redação
Depois de um longo período de espera por parte dos produtores rurais do Estado, Mato Grosso do Sul foi, enfim, considerado área livre da febre aftosa com vacinação. O anúncio foi feito na noite de ontem pelo governador André Puccinelli (PMDB) e pela secretária estadual de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias durante entrevista coletiva na governadoria.
Puccinelli recebeu a notícia por meio de um telefonema do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. A instrução normativa que torna oficial a decisão deve estar publicada na edição de hoje do Diário da União.
O governador deve ir esta semana a Brasília (DF) para tratar o assunto juntamente com a bancada federal. Ainda este ano o Estado receberá a visita da missão da União Européia.
De acordo com André, agora o Estado está livre para exportar. “Me emociono com a notícia porque só nós sabemos o que passamos, o que sofremos durante todo esse período. Além do prejuízo econômico, sofremos prejuízo moral. Sem contar que até cartas anônimas, de gente que não gosta do estado, foram mandadas para nós. Inventaram focos em várias regiões”, relatou Puccinelli.
Depois do anúncio, estão suspensas as restrições impostas ao trânsito e comércio de animais e produtos de risco para a febre aftosa oriundos dos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Desde 2005 o estado estava impedido de comercializar animais e seus produtos para outras regiões do Brasil e exterior. O rebanho sul-mato-grossense é o segundo maior do País.