Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024


Rural Sábado, 11 de Dezembro de 2021, 11:51 - A | A

Sábado, 11 de Dezembro de 2021, 11h:51 - A | A

Desenvolvimento

Novos maquinários viabilizam ações de preservação do solo em MS

Iniciativa integra o projeto de neutralização do carbono no estado

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Semagro

Novos maquinários viabilizam ações de preservação do solo em MS

Assinatura do convênio

Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com a Prefeitura de Novo Horizonte do Sul estão investindo em ações que visam a conservação do solo e da água no município. Na última quinta-feira (9) o secretário Jaime Verruck e o prefeito Guga assinaram convênio entre a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e administração municipal para a aquisição de um trator de 145 cv e um terraceador.

 

Jaime Verruck explica que os maquinários irão viabilizar as ações de preservação do solo. “O município está no âmbito do Programa de Manejo e Conservação de Solo da Bacia do Rio Paraná, que é uma das ações estratégicas junto às prefeituras no âmbito do PROSOLO, desenvolvido pela Semagro e as máquinas que estamos cedendo já devem ser entregues pelo governador Reinaldo Azambuja nos próximos dias”, destacou via assessoria.

 

Conforme a Semagro, as máquinas serão utilizadas na recuperação e conservação do solo e da água em três microbacias localizadas em Novo Horizonte do Sul. “Importante lembrar que o município já recebeu apoio da Semagro, por meio da Agraer, com treinamento de operadores de máquinas e outros técnicos, quando iniciamos a ação para amenizar o problema das erosões e voçorocas que atingem a região”, finalizou o secretário.

 

O Programa Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (PROSOLO), tem a finalidade de recuperar áreas degradadas e preservar o solo e a água, que além de reter carbono, promove melhoria na fertilidade e na produtividade. De acordo com a Semagro, o projeto integra as ações do Plano Estadual MS Carbono Neutro (PROCLIMA), que pretende tornar Mato Grosso do Sul um território que neutralize as emissões de carbono e outros gases de efeito estufa até o ano de 2030.

 

A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença do superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta e o assessor Legislativo Markito Perez.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS