Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Rural Quarta-feira, 07 de Novembro de 2007, 08:13 - A | A

Quarta-feira, 07 de Novembro de 2007, 08h:13 - A | A

Pecuarista volta a respirar aliviado, diz Ademar

Vivianne Nunes e Sato Comunicação

Depois do anúncio feito ontem pelo governador André Puccinelli de que o Estado está livre para voltar a exportar por ter reconquistado o status de área livre de aftosa com vacinação, produtores do Estado já comemoram a conquista e conseguem respirar “aliviados”. As vendas no Estado foram bloqueadas por dois anos por conta dos focos que surgiram na região sul de Mato Grosso do Sul. O presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar da Silva Júnior, declarou que o anúncio traz ao pecuarista do Estado a possibilidade de voltar a ter renda.

Desde 2005, os produtores de MS não podiam exportar sua carne bovina. “Fizemos nosso trabalho de casa, ajudamos para que o Estado cumprisse todas as exigências”, comentou o presidente da entidade. A diretoria da Famasul acompanhou o anuncio do governador que se emocionou ao declarar que o status sanitário será oficializado hoje com a publicação no Diário da União.

Ademar ainda lembrou das indenizações que foram feitas e a preocupação do setor em se fazer um programa de educação sanitária. “A Famasul, junto com o Senar, trabalha para que isso não ocorra. Um forte trabalho de educação nos assentamentos e na área indígena vem sendo feito para que todas as exigências sejam cumpridas”, declarou

O diretor da Famasul, Dário Alves de Souza, comentou que o status deve trazer a recuperação no preço da arroba. “O preço da arroba estava em recuperação, mas com a declaração tenho certeza de que isso acontecerá mais rápido”, frisou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS