Divulgação/Famasul
Esse cenário se deve à sustentação dos preços do animal macho e também à queda dos valores da vaca.
A diferença média entre os preços das arrobas dos animais machos e fêmeas prontos para abate, ambos comercializados no mercado paulista, atingiu o maior patamar para um início de ano.
Segundo os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea), a diferença entre os valores médios está em expressivos R$ 23,48 por arroba nesta parcial de janeiro, até o dia 24, com vantagem para o macho.
Esse cenário se deve à sustentação dos preços do animal macho e também à queda dos valores da vaca. De dezembro de 22 para a parcial deste mês, enquanto a arroba do boi gordo no mercado paulista apresenta desvalorização nominal de 2,7%, o preço da vaca registra queda mais intensa, de 4,31%.
No caso do boi, os valores são sustentados pela forte demanda internacional pela carne, sobretudo chinesa. Já no caso da vaca, a proteína destina-se especialmente ao mercado brasileiro, que, vale lembrar, atravessa um período de demanda enfraquecida, tendo em vista o fragilizado poder de compra de grande parte da população, com frigoríficos regionais focados nesse mercado.