O Programa Precoce MS do Governo do Estado, foi apresentado no último dia da Dinapec 2023 em palestra do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Rogério Beretta. Atualmente o programa conta com 3.344 estabelecimentos cadastrados.
O Precoce MS nasceu do Novilho Precoce em 1992 e em 2017 foi remodelado.O objetivo do Precoce MS é incentivar não apenas a produtividade na pecuária, mas a produção com sustentabilidade, com uma carne de qualidade superior para atender mercados cada vez mais exigentes. "A busca pelo abate de animais mais jovens começou em 1992. Não só para o produtor rural, mas o Estado tinha interesse em incentivar financeiramente o abate mais precoce", explicou o secretário.
Em 2017, o programa foi reformulado. "Na época tínhamos quase 9 mil propriedades no programa e 25 indústrias. E neste momento o mercado mostrou para o Governo que além de pagar pela precocidade seria importante premiar o produtor pelo processo produtivo. Vários itens foram considerados e transformamos um programa que pagava pela produtividade para um que paga por produtividade com sustentabilidade na pecuária também", salientou, lembrando que a mudança no programa trouxe uma nova visão do pagamento de incentivos.