O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS) elabora desde o início do mês duas qualificações profissionais voltadas a Operação de Tratores Florestais e Manutenção / Ajustes dos equipamentos utilizados na produção de florestas tratadas. Os cursos serão disponibilizados a partir de fevereiro de 2017.
O setor de florestas plantadas de Mato Grosso do Sul ocupa posição expressiva na economia nacional, com 9,9 milhões de metros cúbicos de madeira em tora. A maior parte da produção é absorvida por duas indústrias de celulose, localizadas na região Leste do Estado, que tem no município de Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Brasilândia, os três principais produtores regionais.
“A área florestal está sempre em busca de novidades tecnológicas, por isso procuramos contribuir elaborando qualificações que atendam desde trabalhadores iniciantes até aqueles que buscam reciclar e atualizar os conhecimentos” ressalta a diretora-secretária do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS e Coordenadora educacional do Senar/MS), Terezinha Cândido de Souza.