Quarta-feira, 07 de Novembro de 2007, 13h:24 -
A
|
A
Reservas indígenas e assentamentos terão vacinação oficial contra aftosa
Notícias MS
Bovinos e bubalinos das reservas indígenas e de parte dos assentamentos rurais do Estado terão vacinação oficial contra a febre aftosa. De acordo com o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Roberto Bacha, o trabalho será feito da mesma forma que na campanha anterior, contando com a parceria da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MS) e de sindicatos rurais.
As doses serão fornecidas pelo serviço oficial e a vacinação, feita diretamente por fiscais e técnicos da Iagro. Para os animais de zero a 24 meses das propriedades situadas no Planalto, a campanha começou em 1º de novembro e vai até o dia 30 deste mês, com mais 15 dias para declarar a vacinação junto à Iagro. No Pantanal, a imunização, que deverá atingir todo o rebanho, vai até 15 de dezembro, com mais 15 dias para declarar a vacinação.
Fronteira
Nos municípios da região de fronteira, nos quais a campanha vai de 20 de novembro a 20 de dezembro, todo o rebanho deverá ser vacinado. “É mais uma estratégia de defesa sanitária no sentido de resguardar os animais dessas propriedades”, informa Bacha, acrescentando que essa vacinação será monitorada pelo órgão.
Os municípios são: Aral Moreira, Antonio João, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Eldorado, Itaquiraí, Iguatemi, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru. O registro da vacinação na Iagro para estes municípios deverá ser efetuado até o dia 5 de janeiro de 2008.