Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Rural Segunda-feira, 28 de Julho de 2008, 12:38 - A | A

Segunda-feira, 28 de Julho de 2008, 12h:38 - A | A

Secretária de Produção acompanha reunião da OIE em Paris

Da Redação

A Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deve sinalizar nesta terça-feira (29) sobre a recondução de status sanitário de Mato Grosso do Sul. A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) está em Paris acompanhando a reunião em que o grupo de trabalho analisa, a partir de hoje, as informações remetidas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) sobre as condições sanitárias do Estado.

No dia 26 de maio passado a OIE reconheceu como área livre da doença os Estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal. Naquele momento os técnicos ponderaram sobre a falta de informações quanto aos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul para debelar o risco da doença, e por este motivo solicitaram um relatório complementar.

Exportações de Carne

Atualmente Mato Grosso do Sul mantém parcerias comerciais com mais de 36 mercados, tendo como principais destinos os seguintes países: Rússia (9 mil/t), Egito (5,8 mil/t), Irã (5 mil/t), Hong Kong e Israel (3 mil/t cada), somando um total de 35,4 mil toneladas que injetaram no setor US$ 122 milhões no período de janeiro a junho de 2008.

Com relação a igual período do ano passado – as exportações de Mato Grosso do Sul somaram 17,7 mil toneladas e US$ 34,7 milhões – o Estado mais que triplicou as exportações da carne bovina sul-mato-grossense, voltando a ocupar lugar de destaque neste segmento. Os dados são do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS