A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD/TO), propôs uma emenda ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014, que está em discussão no Congresso Nacional, que pretende acabar com o contingenciamento do orçamento destinado à pesquisa agropecuária.
A proposta da senadora, que foi aprovada na quarta-feira (14), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, tem por finalidade impedir a suspensão do repasse de recursos públicos para instituições de pesquisa em períodos de restrição orçamentária.
Kátia argumenta que “a interrupção dos repasses financeiros pode comprometer o avanço e a conclusão de pesquisas desenvolvidas durante anos, tornando inviável a conclusão dos experimentos e a oferta de novas variedades para o produtor rural'.
De acordo com Estadão, site de notícias do jornal O Estado de S. Paulo, na opinião da senadora, apesar do avanço dos últimos anos, ainda existem áreas pouco exploradas pelas instituições brasileiras de pesquisa, como é do caso das que envolvem transgenia, bioenergia, plantas de maior valor nutricional e sementes resistentes à seca.
“É com os resultados das pesquisas que o Brasil vai poder produzir mais alimentos, de forma sustentável, sem necessidade de expansão das áreas de produção”, disse.