Dados do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a safra brasileira 2009/2010 deve ser a maior da história com 146 milhões de toneladas, 9% maior que a passada.
Porém, existe alguma perda significativa no escoamento, segundo o especialista em transporte e logística, Antonio Wrobleski Filho, sócio da AWRO Participações e Logística, que concedeu entrevista ao Jornal Diário de Cuiabá desta segunda-feira (16).
“Infelizmente, boa parte dessa riqueza vai se perder por conta da precariedade da infraestrutura”, aponta, conforme a entrevista. Ele critica a distância da área de produção do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, que dependem dos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). No caso de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a viagem pode ser de cerca de 2 mil quilômetros. No trajeto, parte da carga de cada caminhão cai pelas estradas.
Segundo ele, para evitar os desperdícios é preciso construir, investir, principalmente na extensão da malha ferroviária e criação de novos portos e modernização dos já existentes. “No papel, o Placo de Aceleração do Crescimento (PAC) contempla muitos avanços nessa área, mas é necessário que seja executado. Até agora, muito pouco foi feito”.(Com informações do Diário de Cuiabá)
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)