O Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e a Embrapa Pantanal estão organizando, para os dias 06 e 07 de dezembro, o Workshop sobre a Cadeia Produtiva Bovina no Pantanal Sul-Mato-Grossense. O evento será realizado no Hotel Nacional, em Corumbá (MS) e vai contar com a presença do secretário executivo do CPP, Paulo Teixeira de Souza Jr., que participará da abertura.
Conforme a coordenadora do evento e também coordenadora da Rede Pecuária do CPP, Sandra Aparecida Santos, o objetivo é reunir os diversos representantes relacionados ao setor no Pantanal de Mato Grosso do Sul, visando à identificação dos problemas e à definição de estratégias de ação para promover o desempenho e a competitividade da carne do Pantanal, dentro dos princípios de sustentabilidade. A atividade deve ter a participação de cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, representantes do Governo, universidades, frigoríficos, supermercados, restaurantes, varejistas e fazendeiros.
O workshop, que tem apoio do Sindicato Rural de Corumbá, terá também como objetivos definir o papel dos diferentes agentes da cadeia produtiva bovina no Pantanal; definir estratégias de ações para subsidiar políticas públicas; formação de um Fórum da Cadeia Produtiva Bovina do Pantanal, visando à continuidade do processo; e definição e priorização de linhas de pesquisas.
A coordenadora destaca a importância das pesquisas que vêm sendo realizadas na região. “A Rede Pecuária do CPP foi formada com a participação de representantes de diversas instituições que atuam no Pantanal, onde ficou claro que a sustentabilidade da pecuária depende do conhecimento sistêmico da região. Desta forma, os pesquisadores estão trabalhando em projetos que avaliam os processos naturais dos diferentes ecossistemas, com equipe multidisciplinar”, informa. “Estes conhecimentos juntamente com a participação dos atores da cadeia serão essenciais para a gestão e tomadas de decisão adequadas para o Pantanal”, complementa.
Por isso, a realização do evento é importante para estreitar as relações entre as instituições de pesquisas e os tomadores de decisão que atuam no Pantanal. “Os produtos esperados do workshop podem auxiliar no direcionamento das próximas pesquisas a serem realizadas na região de forma conjunta e participativa com todos os representantes da cadeia produtiva”, salienta Sandra, anunciando que um evento similar deve ser realizado em Mato Grosso no próximo ano.
CPP – O Centro de Pesquisa do Pantanal é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem o objetivo de produzir conhecimento e formar recursos humanos para subsidiar políticas públicas voltadas ao uso sustentável do Pantanal, a maior área periodicamente alagada do mundo. As ações são desenvolvidas em três redes: pecuária, pesca e bioprospecção. Atualmente, cerca de 100 pesquisadores de instituições de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul participam das ações do CPP.
Mais informações podem ser obtidas no site:www.cppantanal.org.br.
(Com informações da Assessoria)