Presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul), Fábio Ricardo Trad, encerra o mandato na entidade como sendo recordista de popularidade. Conforme pesquisa do Ibrape (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística). Obteve 87,6% (ótimo e bom), 7,3% (regular) e 5% (ruim/péssima). Em primeira mão, ele já havia afirmado ao Capital News que é pré-candidato ao cargo de deputado federal. Agora, em entrevista exclusiva, conta mais sobre seus planos após fim de mandato na entidade representante dos advogados.
Filiado ao PMDB, Fábio Trad, deixa a presidência da OAB-MS no dia 31 de dezembro com o firme propósito de continuar colaborando com os advogados e demais segmentos da sociedade, atuando, se possível, na Câmara Federal.
Capital News: No dia 31 de dezembro de 2009 encerra o seu mandato à frente da OAB-MS. Qual foi o principal ponto positivo de sua gestão?
Fábio Trad: O principal ponto positivo foi o de conseguir fazer da OAB um farol, deixando de ser mero espelho.
Capital News: E o que lhe frustrou nestes três anos?
Fábio Trad: Nenhuma frustração, pois embora não tenha feito tudo o que quisesse, eu fiz tudo o que pude.
Capital News: Comparando às condições do advogado hoje com o passado, o que poderia ser destacado?
Fábio Trad: O advogado tem mais estrutura de serviços a sua disposição. Se ele quiser ter acesso à cultura jurídica, ele pode fazê-lo gratuitamente pelo site da ESA-MS; se ele não tiver condições financeiras de custear despesas para obter a sua intimação, ele pode fazê-lo gratuitamente pelo sistema Liber no site da OAB-MS; se ele quiser poupar e mesmo assim melhorar o seu escritório, basta que ele - gratuitamente - acesse o sistema PROMAD no site da Caixa de Assistência. Enfim, hoje o advogado sabe que a OAB existe e presta serviços.
Capital News: Qual é a sua expectativa sobre a próxima gestão?
Fábio Trad: Boa. O Leonardo Duarte assumirá uma OAB-MS com vários programas corporativos e institucionais em andamento e que, sendo aperfeiçoados, trarão grandes benefícios aos advogados e a sociedade. Além disso, ele poderá criar outros mecanismos inovadores para melhorar as condições da advocacia.
Capital News: E a política do Conselho Federal, quem a OAB-MS apoia para presidir a entidade?
Fábio Trad: Assinei a indicação de Ophir Cavalcanti Júnior porque como a advocacia sul-mato-grossense não apoiou o Vladimir, o nome do Ophir representa a mesma concepção de OAB adotada por Busato e Cezar Britto. Entretanto, a próxima bancada de conselheiros federais terá a missão de escolher e votar. Espero que vote em Ophir. Torço por isso, mas não posso e não devo me intrometer em uma decisão do Afeife, Espíndola e do Carmelino.
Capital News: A campanha foi acirrada e agressiva. Houve troca de ofensas e xingamentos. Os políticos entraram na campanha. Sua família (pai, mãe e irmãos) foi atacada e a sua gestão criticada até quando apresentava conquistas aos advogados. Como está Fábio Trad após a derrota de Ary Raghiant na eleição da OAB-MS?
Fábio Trad: Deus está presente em minha vida. Minha família está com saúde. Meus filhos estão entusiasmados com os estudos. Meus pais e irmãos sentam-se na mesma mesa nos almoços de domingo. Meus amigos não perderam o bom humor. O nosso trabalho na OAB tem a aprovação de 87,7% dos advogados. Além disso, o Botafogo não caiu para a segunda divisão. Logo, continuo feliz.
Capital News: E o futuro?
Fábio Trad: Tudo depende de Deus. Ele guiará os meus passos!
Capital News: Sim, mas e a política?
Fábio Trad: A classe me liberou, elegendo outros nomes para representá-la em Brasília no Conselho Federal. Agora, estou pronto e me sinto preparado para disputar uma candidatura à deputado federal. Entretanto, gostaria de ser candidato no contexto de um grupo de companheiros que tenha espírito de união e coleguismo dentro do partido. Se for para ser sabotado e traído, como ocorreu na eleição da OAB, prefiro continuar na arquibancada torcendo pelo sucesso da minoria leal e honesta de amigos na política.
carlos alberto alves barbosa da rocha 08/01/2010
fabio trad. vc esta de parabems.se vc reamente for nosso candidato a federal estaremos otimamente bem representado...
Gabriela de Souza Canela 31/12/2009
Isso mesmo Trad!!!!! Força vc é Inteligente... Competente vai ganhar e Conta com o meu voto!!!!
Giavanne Ourives 31/12/2009
Fábio estade Prabéns, pois na gestão o qual ele presidiu a dra. Leni teve importante participação, portanto acredito em 90% de aprovação
Gicela Amêndola 31/12/2009
Todos sabemosque trasferir votos não é fácil, portanto acredito que a gestãodo Fábio foi exemplar e a sra Karina tenho a mais absoluta certeza que se é qadvogada ja presenciou algum benefício da atual gestão. Fábio Trad é excelente conta com o meu voto professor...
Felipe Theodoro 30/12/2009
Nota-se claramente a maturidade de Fábio Trade em sua gestão e em seu pensamento para o futuro. Seu substituto na presidência da OAB/MS encontrará uma OAB estruturada e com inúmeros programas em andamento, como o próprio Fábio disse. Confio em suas boa intenções no que diz respeito à advocacia no MS, sua popularidade elevada reflete um bom trabalho realizado em sua gestão, esperamos que seu substituto, Dr. Leonardo, continue o bom trabalho que estava sendo realizado.
Luis 30/12/2009
Parabens pela sua Administração Dr FABIO TRAD o seu trabalho sera lembrado por todos aqueles que vivem da advocacia, como o melhor Presidente da historia da OAB/MS mais infelizmente existem pessoas que não sabem seuqer ganhar o comentario a cima mostra como a OAB sera administrada na proxima administração. Espero que o novo Presidente faça pelo menos metade do que o Dr Fabio fez boa sorte.
Alessandro Espengler Triento Barbosa 30/12/2009
A gestão Fábio Trad foi muito boa. Isso é inegável. Leonardo tem que trabalhar e parar de ficar se comparando com o Fábio Trad. Ele só tem a parder dando vazão a isso. Cada um com a sua personalidade e o seu estilo. A Karina precisa avisar ao Leonardo isso.
karina 26/12/2009
sem comentarios. . . Nossa... bom índice de aprovação né LEONARDO, PARABENS PELA VITORIA
8 comentários