Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Bem-Estar Domingo, 02 de Junho de 2024, 13:44 - A | A

Domingo, 02 de Junho de 2024, 13h:44 - A | A

Coluna Bem-Estar

Saúde no inverno: como aumentar a imunidade e prevenir doenças

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Combinação de baixas temperaturas com ar mais seco nos deixa mais suscetíveis a ação de vírus e bactérias, aumentando a incidência de doenças

Tatiana Dvoretskaya / iStock

ColunaBem-Estar

..

O inverno brasileiro começa somente no dia 21 de junho, mas a temperatura já começou a apresentar quedas bruscas. O outono e o inverno são as estações em que ficamos mais vulneráveis a uma série de doenças, uma consequência do clima frio somado com o ar mais seco. Nessas circunstâncias, os vírus e as bactérias se tornam muito mais presentes no ambiente, nos tornando um alvo mais fácil.

A maioria das doenças de inverno costuma estar relacionada ao sistema respiratório, como gripes, resfriados e alergias. Basta uma simples queda na imunidade para os microrganismos nocivos invadirem nosso organismo e começarem a causar suas alterações; por isso, é importante que todos se previnam através do fortalecimento do sistema imunológico.

Para manter a imunidade em dia, é necessário redobrar os cuidados rotineiros e adotar uma série de hábitos que são especialmente úteis durante o período frio do inverno. A seguir, confira quais são os principais.

Como fortalecer a imunidade no inverno?

Grande parte do processo de fortalecimento do sistema imunológico depende de fatores nutricionais. É muito importante se alimentar bem e de forma saudável, priorizando alimentos nutritivos e variados para proporcionar todas as vitaminas e os minerais necessários para a manutenção do nosso organismo.

Se tratando da imunidade, o principal nutriente que deve ser priorizado é a vitamina C, que está presente nas frutas cítricas e vegetais de folha verde. Laranjas, limões, morangos e pimentões são fontes riquíssimas de vitamina C, garantindo um bom reforço para manter o sistema imunológico funcionando adequadamente.

A vitamina D também é importante, podendo ser encontrada em alimentos como gema de ovo e diversos tipos de peixes. Contudo, ela só é devidamente fixada em nosso organismo quando tomamos sol, o que reforça a necessidade de tirar um tempo diariamente para aproveitar os raios solares. Os especialistas afirmam que 15 minutos por dia já costuma ser o suficiente, priorizando horários antes das 9h da manhã ou após as 16h da tarde, quando os raios UV estão mais fracos.

Beber bastante água todos os dias continua sendo indispensável, pois, quando o corpo está hidratado, todos os seus sistemas funcionam dentro do esperado. Por fim, não deixe de realizar consultas de rotina e procurar um profissional de saúde sempre que achar necessário. Através da telemedicina, já é possível fazer isso sem precisar sair de casa, mantendo os encontros mais simples em dia, de forma totalmente remota.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS