Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cultura Domingo, 24 de Setembro de 2023, 14:43 - A | A

Domingo, 24 de Setembro de 2023, 14h:43 - A | A

Coluna Cultura

Agente 007: conheça a longa trajetória de James Bond nos cinemas

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Em meio a 25 longas-metragens de sucesso em sua franquia, o agente marcou gerações e se tornou um ícone da cultura pop

Divulgação

ColunaCultura

Sean Connery, primeiro ator a interpretar o Agente 007 nos cinemas

James Bond, o agente fictício do MI-6, serviço de inteligência secreta do Reino Unido, foi criado nos livros do escritor Ian Fleming, que inspiraram todos os filmes da franquia conhecida mundialmente. A primeira aparição de 007 para o público britânico foi em formato de livros de bolso, que se popularizaram rapidamente na Inglaterra de 1950.

O primeiro filme do agente secreto, ‘007 contra o satânico Dr. No’, foi lançado em 1962, seguido por outros 24 filmes oficiais da franquia, que se tornou, em tempo recorde, mundialmente famosa através de gerações de fãs. Hoje, a franquia 007 se consagra como a detentora da quinta maior bilheteria mundial e segue lançando novas obras.

Ao longo dos anos, seis diferentes atores foram responsáveis por dar vida a James Bond. O primeiro deles foi Sean Connery, que também estrela a obra Os Intocáveis. Além da estreia da saga, Sean protagonizou mais quatro filmes na pele do agente secreto, finalizando sua participação em 1967, com ‘Com 007 Só Se Vive Duas Vezes’.

George Lazenby foi o próximo ator a protagonizar a franquia após os sucessos de Sean Connery, dividindo opiniões entre a crítica e os fãs. Ainda assim, o ator marcou mais um filme de grande bilheteria para a saga, conhecido principalmente por retratar o casamento de James Bond.

Para a felicidade e surpresa daqueles que acompanhavam 007 desde seu surgimento no cinema, o protagonista Sean Connery retorna à franquia para sua despedida oficial, com ‘007 - Os Diamantes São Eternos’, em 1971. O retorno de Sean marcou também a saída de George, sendo ‘007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade’ (1970) o único longa da saga protagonizado pelo ator.

Depois do sucesso de Sean Connery, Roger Moore se consolidou como James Bond durante os sete filmes que seguiram a despedida do primeiro 007, até o longa ‘007 - Na Mira dos Assassinos’, de 1985. Roger foi seguido por uma sequência de ídolos que marcaram cada uma das gerações de fãs do agente secreto, sendo eles Timothy Dalton, Pierce Brosnan e, marcando o reboot (ou reinício) da saga, Daniel Craig.

Daniel foi responsável por, em sua primeira aparição na franquia, protagonizar ‘007 - Cassino Royale’, em 2006, um dos principais longas que marcam o início da história de Bond. Aclamado pela crítica e pelo público, o filme conta a história do início da carreira de James Bond como agente secreto, logo após conseguir sua licença para matar.

Em todas as 25 produções, Bond já viajou o mundo lutando contra inimigos pessoais e da Coroa Inglesa, se apaixonou, se casou e viveu aventuras que nenhum outro personagem cinematográfico viveu antes.

Em meio a tantas viradas de narrativa, inimigos e trocas de atores, a saga pode parecer um verdadeiro quebra-cabeça para quem acompanha de fora. Todos os filmes do agente 007 já estão disponíveis em plataformas de streaming, grande parte na Amazon Prime Video, com exceção de ‘007 - Sem Tempo Para Morrer’, que pode ser acessado no Telecine ou Globoplay.

Essa facilidade pode ajudar aqueles que querem começar a acompanhar as aventuras do agente e desejam entender seu surgimento e sua longa existência no mundo do cinema.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS