Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cultura Domingo, 24 de Março de 2024, 13:44 - A | A

Domingo, 24 de Março de 2024, 13h:44 - A | A

Coluna Cultura

Outono à vista: estação marcada por tempo mais frio e menos sol pode ser colorida com flores

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça quais são as principais flores da estação e como cultivá-las durante essa época

SrdjanPav / iStock

ColunaCultura

..

O verão brasileiro está chegando ao fim, e, junto dele, vão embora o calor e as chuvas intensas. No seu lugar, o outono traz suas características marcantes: é uma época mais seca e menos quente, uma estação de transição para o inverno. É notadamente uma época de colheitas de frutas, sendo as principais frutas da estação a manga, a uva, o abacate, a maçã, o mamão e a laranja.

Contudo, o outono é mais conhecido por ser a estação da queda das folhas das árvores, bem como do amarelamento das plantas, trazendo aquela paisagem típica e mais melancólica. Isso acontece devido a menor incidência da luz do sol, muito por conta dos dias mais curtos. E, embora pareça que as plantas não gostam da estação, o que ocorre na realidade é que elas poupam energia para vencer o inverno e florescer na primavera.

Hemisfério Sul é especialmente vantajoso para as plantas de inverno

Já algumas espécies se dão muito bem na estação. Sendo o Brasil um país tropical do Hemisfério Sul, o choque térmico não é tão grande assim. Logo, muitas plantas sentem menos essa transição. É o caso das orquídeas, por exemplo. A de espécie cattleya, muito apreciada no país, é conhecida como orquídea de outono. O segredo para manter sua saúde durante esses meses é regar pouco e mantê-la sob luz indireta.

As orquídeas ornam muito bem com o inverno, devido a suas cores vibrantes. Outra planta que apresenta a mesma característica é a gérbera. Parente dos girassóis, também é adepta da luz mais amena, como a do sol da manhã. Já seu substrato deve ser mantido úmido. São encontradas em várias cores como o azul, o amarelo e o vermelho, e compõem bem ambientes internos, dando vida à estação.

O outono também pode ser colorido

Outono também é a estação da flor-de-maio. Como o próprio nome já diz, esse cacto de caules achatados floresce bem no meio da estação. Suas flores são bastante coloridas, geralmente em tons de rosa ou laranja. Gostam bastante de umidade e pouca luz. Logo, devem ser mantidas úmidas e longe do sol do meio-dia e do começo da tarde.

O lírio e a margarida também vão muito bem no outono. O primeiro exige apenas ser plantado em um composto orgânico, devendo receber pouca rega, sem atingir as flores. Suas flores delicadas gostam de pouco sol. As margaridas também tem pétalas bastante sensíveis e gostam de solo um pouco úmido, nunca encharcado. Ambas podem embelezar vasos e jardins.

A rosa é a cara da estação

E claro que as rosas não poderiam ficar de fora. Esta é a estação mais propícia para seu cultivo, contudo, gostam de mais sol e locais arejados e demandam regas diárias até a sua primeira floração. Seu cheiro marcante e suas várias espécies agradam a quase todo mundo, mas demanda bastante cuidado, especialmente podas. Porém, quem não quer ter tanto trabalho pode adquirir belos exemplares em uma floricultura de Piracicaba, Sorocaba e outras cidades do país.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS