A demanda por entregas de noite e de madrugada cresceu no Brasil nos últimos anos, reforçando a popularidade do delivery no país
A tendência do delivery continua em alta no Brasil, com uma grande demanda em qualquer horário do dia. A flexibilização do mercado de trabalho, como o aumento do home office, é um dos motivos para esse movimento.
Segundo um levantamento da Machine, o serviço de delivery em horário noturno teve um crescimento de 52% em 2024. A pesquisa leva em consideração os pedidos feitos entre 18h e 4h, somando mais de 93 milhões de entregas de alimentos e outros itens.
Essa expansão mostra a necessidade de as empresas investirem em um serviço de delivery eficiente em qualquer hora do dia. Ao mesmo tempo, a evolução do setor está provocando mudanças no comportamento dos clientes e dos entregadores.
Motivos para o aumento da demanda por delivery
O delivery de alimentos ganhou força durante a pandemia e continuou a crescer mesmo após o fim das restrições. O comportamento atual dos consumidores reflete uma necessidade por conveniência e pelo conforto de receber produtos em casa.
Segundo dados da Ticket, 40% dos brasileiros optam por delivery em 2024. Os investimentos em tecnologia tornaram essa modalidade mais acessível e devem contribuir para o crescimento nos próximos anos.
As plataformas de entrega também buscam tornar o serviço mais atraente por meio de cupons e promoções. Além disso, pode ser uma alternativa mais segura dependendo da localização, principalmente em horários noturnos.
Tendências e desafios no setor
Atualmente, há uma demanda maior por cardápios que atendam a restrições alimentares. Seja para uma rotina mais saudável ou para dietas com ingredientes específicos, o serviço de delivery também precisa acompanhar essa tendência e se adaptar às preferências do consumidor.
Com o aumento do interesse por entregas, muitos restaurantes estão investindo no conceito de dark kitchen. Esse modelo consiste em cozinhas para delivery, sem um espaço físico para receber clientes.
Por outro lado, um dos desafios do setor é garantir que o sabor dos alimentos entregues seja igual à experiência no restaurante. Os clientes valorizam a rapidez, mas também esperam receber produtos de qualidade ao optar pelo delivery.
Para melhorar o serviço, grandes empresas estão adotando a automação, como inteligência artificial e entregas com robôs e drones. Esse movimento torna o delivery mais eficiente, acompanhando as mudanças tecnológicas para uma experiência mais positiva.
Como tornar o serviço de entrega mais eficiente
Um serviço de entrega que atenda todas as expectativas do consumidor começa com um planejamento cuidadoso, para que o produto seja entregue no tempo certo e com qualidade. Boas práticas na cozinha garantem que a receita seja fiel ao que foi divulgado.
O cardápio deve ser adaptado ao estilo do restaurante, com descrições claras e detalhadas nas plataformas digitais, facilitando a escolha do consumidor. Um atendimento prático deve considerar que o cliente geralmente faz pedidos por aplicativos ou redes sociais.
Durante a montagem dos pedidos, é importante preservar a textura e o sabor dos alimentos e protegê-los de forma adequada para que não sejam afetados durante o transporte.
A manutenção de práticas de higiene em todas as etapas do processo é essencial, pois as empresas devem seguir as recomendações de segurança para garantir a saúde do cliente.
Por fim, o serviço de entrega deve operar em um local estratégico, de fácil acesso para os entregadores. Ter uma equipe confiável, que conheça bem a região, contribui para um atendimento eficiente.
Como se adaptar à tendência de delivery noturno
Dependendo da região, sair para ir a um restaurante muito tarde pode ser arriscado, e isso contribui para a demanda por delivery noturno, permitindo que os clientes façam pedidos diretamente de casa, mesmo durante a madrugada.
Para os restaurantes que desejam atender esse público, uma opção é estender o horário de funcionamento até tarde. No entanto, operar 24 horas pode não ser viável para todos os negócios, então é importante avaliar se a estratégia vai funcionar.
Para incentivar o delivery noturno, promoções em horários específicos podem atrair mais pedidos. Da mesma forma, oferecer benefícios aos entregadores pode aumentar a disponibilidade de profissionais durante a noite.
O delivery durante a madrugada está ligado à tendência geral de consumidores que valorizam receber comida em casa a qualquer hora. Diante disso, o setor precisa adaptar-se para atender às expectativas de forma prática e segura.