No ano de 2009, mais precisamente no dia 11 de janeiro, o nosso CRM completou 30 anos. Tal fato tão relevante não poderia passar sem uma comemoração digna da importância desse órgão, que prima pela ética e pela defesa da população.
Nos limites da lei de criação, o CRM-MS é uma autarquia federal que reconhece e registra títulos e diplomas dos médicos, habilitando-os ao exercício legal da Medicina; fiscaliza o exercício profissional perante as pessoas físicas e jurídicas, em todos os ramos e especialidades da atividade médica e tem por obrigação receber, conhecer e julgar as denúncias feitas em desfavor de médicos, de possíveis infrações no âmbito ético-profissional. Mas sempre visando promover, por todos os meios ao seu alcance, o perfeito desempenho técnico e ético da profissão, elevando o prestígio e o bom conceito da Medicina e dos que a exercem.
Em função de um trabalho tão árduo e algumas vezes não bem compreendido pela população e, até mesmo, por alguns médicos, voltamos no tempo de sua criação e não temos como não valorizar o empenho e a dedicação do Dr. Syrzil Wilson Maksoud, do Dr. Izidoro Dias Lopes de Oliveira e do Dr. Delmiro Teixeira Pedrosa, que foram, respectivamente, os primeiros Presidente, Secretário e Tesoureiro de nosso CRM.
Na esteira dessas lembranças, temos que estender todas as considerações e agradecimentos aos ex-Presidentes (Dr. Syrzil, Dr. Heber Ferreira de Santana, Dr. Celso Ianaze, Dr Antônio Carlos de Azevedo Peres, Dr. Eduardo Velasco de Barros, Dra. Ana Maria Vieira Rizzo, Dr. Sérgio Luiz Reis Furlani, Dr. Roni Marques, Dr. Lúcio Mário da Cruz Bulhões, Dr. Marcos Paulo Tiguman, Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, Dr. Sérgio Renato de Almeida Couto) e a todos os Conselheiros que por aqui passaram, nesse encargo honorifico, que exige abnegação, dedicação, decoro, integridade, imparcialidade, compromisso social e renúncia a interesses pessoais ou de grupos.
Também fica aqui um agradecimento especial ao Dr. Roberto D’Ávila, Presidente do CFM, que tão bem compreendeu esse momento histórico para nós, atendendo prontamente ao nosso convite, vindo aqui trazer suas palavras e seu carinho, com uma brilhante palestra sobre o papel do Conselheiro.
Portanto, ainda na continuidade daquela bela noite de 11 de dezembro de 2009, em que comemoramos os 30 anos de nosso CRM e homenageamos a todos os Conselheiros que aqui dedicaram seu precioso tempo e seu cuidado, dedicamos nossos parabéns e nossos agradecimentos por tão bem terem desempenhado essa nobre função, a de Conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul.