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Educação e Carreira Domingo, 17 de Novembro de 2024, 14:48 - A | A

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Coluna Educação e Carreira

Por que investir em um blog no marketing digital? Entenda os principais motivos

Por Thais Hott

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Relatório aponta que 61,7% das empresas brasileiras acreditam no valor do conteúdo em blogs, utilizando-os como estratégia para aumentar sua visibilidade online e atrair visitantes

Prostock-Studio/iStock

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Inicialmente usados como um espaço pessoal para compartilhar ideias, os blogs evoluíram e hoje são uma peça fundamental do marketing digital. Com conteúdo relevante e de qualidade, é possível atrair um público fiel, gerar autoridade em um determinado nicho e, portanto, impulsionar o crescimento de um negócio.

Afinal, o que é um blog?

É uma página na internet em que pessoas e empresas expressam seus conhecimentos, ideias e experiências sobre os mais variados temas. Imagine uma biblioteca digital na qual são encontrados artigos, vídeos, fotos e até mesmo podcasts. No caso das empresas, apresenta-se como uma estratégia para se conectar com clientes, responder a dúvidas e fortalecer a presença digital.

Por que ter um blog?

De acordo com a pesquisa Content Trends, de 2016, a maioria das empresas brasileiras (61,7%) aposta na criação de conteúdo para blog, acreditando no potencial para gerar resultados. Esse investimento se mostra bastante eficiente, pois o estudo indica um aumento de 3,7 vezes no número de visitantes nos sites que possuem blogs.

Além disso, conforme o relatório CX Trends 2023, o Google continua sendo o principal ponto de partida para 56% dos consumidores que buscam por produtos ou serviços. No entanto, a relevância dos blogs como fonte de informação também é significativa, com 25% dos entrevistados apontando esse tipo de canal como uma das opções de pesquisa. Veja quais são as vantagens:

Demonstra conhecimento e autoridade: produzir conteúdo de qualidade sobre o mercado, produto ou serviço permite posicionar-se como um especialista no assunto. Isso gera confiança e credibilidade, impulsionando as vendas.
Melhora o posicionamento nos buscadores: um blog com material relevante aumenta a quantidade de páginas indexadas no Google, o que eleva as chances de aparecer nos resultados de pesquisa.
Facilita o processo de venda: é possível manter contato com o cliente em potencial, construindo um relacionamento de confiança ao longo do tempo. Isso aumenta a probabilidade de conversão quando o cliente estiver pronto para comprar.
Resultados duradouros: mesmo após parar de publicar novos conteúdos, o blog continua gerando tráfego orgânico e leads qualificados, por meio dos links e da autoridade já conquistada.

3 dicas essenciais para um blog de sucesso

Antes de qualquer coisa, é essencial pensar em quem, de fato, irá ler o conteúdo. Uma persona é um perfil fictício, criado a partir de dados reais e análises de comportamento, que representa o seu cliente ideal. É como dar um rosto e uma história para o público-alvo, facilitando a criação de conteúdos direcionados. Para criar uma persona, pense nas seguintes questões:

Comportamentos: hábitos de consumo, interesses, passatempos, uso da internet.
Objetivos: o que a pessoa busca ao ler o conteúdo?
Dores: quais são as dores que a pessoa precisa solucionar?

Outro elemento indispensável e que deve ser bem-planejado é o registro de domínio, pois ele garante que ninguém mais possa usar aquele nome específico para um site. É como ter um endereço exclusivo na internet. Veja como escolher um domínio:

Seja simples e direto: escolha um nome que seja fácil de lembrar e de digitar.
Utilize palavras-chave relevantes: se possível, inclua palavras-chave relacionadas ao negócio para facilitar a busca por parte dos usuários.
Evite hifens e números: quanto mais simples, melhor.
Verifique a extensão: as extensões mais comuns são .com, .com.br, .net e .org.

Não menos importante, as práticas estabelecidas pelo SEO são um diferencial que coloca o blog à frente dos demais. Otimizar os conteúdos de forma estratégica possibilita que a marca seja encontrada antes da concorrência, conquistando um público mais qualificado e aumentando as chances de conversão.

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