Campo Grande 00:00:00 Sábado, 16 de Novembro de 2024


Educação e Carreira Sábado, 16 de Novembro de 2024, 14:46 - A | A

Sábado, 16 de Novembro de 2024, 14h:46 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Primeiro emprego: dicas para se destacar ao ingressar no mercado de trabalho

Por Thais Hott

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Um misto de ansiedade e felicidade, conseguir o primeiro emprego é o primeiro passo na vida do trabalhador e saber desempenhar bem ajuda alavancar a carreira

Daisy-Daisy/iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

Conseguir o tão sonhado primeiro emprego é um divisor de águas na vida de todo jovem. Ter seu próprio dinheiro, ter mais responsabilidades, integrar um ambiente corporativo, são algumas das novidades de quem embarca no mercado de trabalho pela primeira vez. Porém, do primeiro dia em diante, novos desafios e novas posturas serão cobradas. Afinal, não basta conseguir o trabalho, mas é preciso desempenhar agora um novo papel.

Isso significa que certas atitudes são esperadas dentro de um ambiente de trabalho, geralmente muito diferentes daquelas que se acostumou a ter no ambiente escolar, na faculdade, ou mesmo entre a família e os amigos. É sabido hoje que as competências socioemocionais e cognitivas são tão ou mais importantes que as competências puramente técnicas.

Mantenha a calma e seja positivo

Por isso, por mais assustadoras que as primeiras semanas de trabalho sejam, é importante manter a calma. Segurar a ansiedade e manter uma atitude positiva é fundamental para não atropelar alguns processos naturais, como se enturmar. O fato de ser mais jovem e estar começando na empresa geralmente desperta a solidariedade das pessoas, que procuram ajudar no começo, principalmente no que diz respeito ao networking. Portanto, seja simpático.

Seja amigável com os novos colegas de trabalho

Com o tempo é possível criar bons relacionamentos que certamente serão importantes para o decorrer da carreira. Por isso, manter um bom espírito de equipe é fundamental. Além disso, proatividade e interesse no trabalho desempenhado demonstram grande valor e devem ser o leme que guia o dia-a-dia no primeiro emprego.

Adote a organização como meta

Para tanto, a organização é fundamental. Manter uma lista de tarefas desempenhadas, concluídas e aquelas por fazer ajuda a não perder de vista o que tem sido feito. Certamente a chefia reconhecerá esse esforço. A gestão de tempo e a gestão do trabalho bem desempenhadas saltam aos olhos dos empregadores.

A organização não deve se limitar às tarefas. Manter um ambiente organizado, como a mesa de trabalho, passa uma ótima impressão. Procurar observar o dress code da organização e reproduzi-lo também é importante para passar uma imagem profissional. Logo, evitar roupas desapropriadas e manter uma boa apresentação pessoal são questões fundamentais.

Prove-se com atitudes

Boa imagem também tem a ver com boas atitudes. A assiduidade e pontualidade, por exemplo, dizem muito a respeito do trabalhador. Portanto, não se atrase nem falte sem a devida justificativa. Caso utilize transporte público para ir ao local de trabalho, pesquise as linhas que irá tomar com antecedência e tente fazer o trajeto ao menos uma vez antes de começar a trabalhar de fato.

Esteja disposto a absorver conhecimento

Por fim, é preciso ter disposição para aprender. Logo, não é preciso ter medo de fazer perguntas. O importante é mostrar interesse pelo trabalho e pela empresa. Tome nota de tudo, seja nas reuniões ou nas conversas que julgar importantes. Escute os colegas com atenção e respeito, pois muito pode ser aprendido. Logo, por mais que seja capaz, aceite ajuda caso alguém ofereça. Essa é também uma ótima forma de se aproximar.

Primeiro passo nesta jornada

Mais importante, tenha interesse na sua própria carreira profissional e na sua vida como trabalhador. Documentos importantes, como o número do NIS, são criados a partir do primeiro emprego com carteira assinada e asseguram diversos benefícios sociais e trabalhistas. Logo, caso se pergunte como saber meu NIS, esse pode ser encontrado na carteira digital de trabalho, por exemplo. Esse número será importante para o FGTS até a aposentadoria.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS