O grupo químico e farmacêutico holandês DSM anunciou a compra da empresa brasileira Tortuga, especializada na produção de complementos nutricionais para animais, por 465 milhões de euros (US$ 576 milhões).
A aquisição fortalecerá a presença da DSM no mercado de nutrição animal da América Latina e vai de encontro com a estratégia da DSM de focar em economias de alto crescimento.
"O tamanho do mercado global de suplementos nutricionais para ruminantes está estimado em aproximadamente € 4 bilhões, crescendo cerca de 3% ao ano e com crescimento significativamente mais forte (7-10%) em minerais orgânicos (quelatos).", diz o comunicado oficial da empresa.
Segundo o site da AgriPoint com informações do Correio do Povo e Tortuga, a compra da Tortuga permite que a DSM agregue valor na cadeia com um portfólio de ingredientes nutricionais para nutrição animal, aproveitando sua forte posição internacional. Ainda, fortalecerá a capacidade da DSM em oferecer soluções nutricionais integradas, capturando valores crescentes a partir do conhecimento técnico e serviços de consultoria em nutrição animal.
A DSM espera que a transação gere imediato aumento do lucro por ação. Eficiências operacionais usuais também serão obtidas no processo de integração.
A aquisição da Tortuga é a sétima aquisição na divisão de Nutrição desde que a DSM divulgou sua estratégia corporativa DSM in motion: driving focused growth (DSM em movimento: impulsionando o crescimento focado) em setembro de 2010.