Com conclusão prevista para o fim deste ano, a rodovia MS 040, denominada “Manoel Lino de Rezende” (Neco), projetada do quilômetro 17 ao quilômetro 226, está com todo o trecho primário em obras – são cinco empresas contratadas – e com 40% dos serviços finalizados, conforme relatório da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). O investimento do Estado é de R$ 275 milhões.
A pavimentação de 209 quilômetros da MS-040 é uma das principais obras do MS Forte 2, programa lançado em 2013 pelo governo estadual que busca consolidar e impulsionar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com investimentos de R$ 3,6 bilhões, dos quais 69% de recursos próprios. Parte desse dinheiro – R$ 1,5 bilhão – foi canalizada para a melhoria da infraestrutura e logística regional.
O programa rodoviário em execução integra os bolsões vazios da cadeia produtiva, incorporando à economia mais de 1 milhão de hectares, onde os futuros empreendedores dependerão de transporte para escoar sua produção. O governador André Puccinelli conclui seu segundo mandato em 2014 entregando 3,6 mil quilômetros de rodovias asfaltadas, com investimentos de R$ 2,6 bilhões.
A implantação e pavimentação da MS-040, considerada a rota de insumos como eucalipto e carvão vegetal para as indústrias de celulose de Três Lagoas, é uma obra estratégica no processo de diversificação da matriz econômica adotada pelo governo estadual, segundo Puccinelli. “Com a logística vamos triplicar o plantio de florestas e criar novos polos de produção, como o moveleiro”, disse ele.
Com o MS Forte, o Estado também contempla as famílias e comunidades isoladas que moram no campo e em vilas, distritos ou municípios que até então não eram ligados por asfalto. No caso da MS-040, que corta grandes extensões de terras improdutivas por falta de estrada, o crescimento das áreas de eucalipto já é visível ao longo de todo o trecho em construção, onde também predomina a pecuária.
O projeto de engenharia da MS-040 inclui três obras de arte especial, em fase final de execução: a construção das pontes de concreto sobre o Ribeirão do Lontra (limite de Campo Grande com Ribas do Rio Pardo), de 30 metros de comprimento; no Rio Pardo (limite de Ribas do Rio Pardo com Santa Rita do Pardo), de 120 metros; e no Ribeirão Ponte de Pedra (em Santa Rita do Pardo), de 30 metros.