Campo Grande 00:00:00 Sábado, 16 de Novembro de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 12 de Março de 2010, 18:11 - A | A

Sexta-feira, 12 de Março de 2010, 18h:11 - A | A

Diretores Fiems visitam Olimpíadas do Senai no Rio e conferem desempenho dos competidores do Estado

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os diretores do Sistema Fiems acompanharam, na quinta (11/03) e sexta-feira (12/03), a Olimpíada do Conhecimento do Senai, realizada no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde verificaram o desempenho dos oito competidores de Mato Grosso do Sul que participam da competição e conheceram as inovações tecnológicas desenvolvidas na área de qualificação profissional. O evento, aberto ao público, é uma mostra das habilidades pessoais e dos conhecimentos técnicos exigidos pelo mercado de trabalho, sendo que os participantes precisam interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentam no dia-a-dia.

Na quinta-feira, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, acompanhado pelo diretor-corporativo da Fiems e diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, visitou o Riocentro e encontrou-se com o vice-presidente da República José Alencar, que destacou o papel do Senai na formação de jovens para o mercado de trabalho no setor industrial do País. Longen também aproveitou para acertar a presença de uma planta didática de microdestilaria na Expo-MS Industrial 2010, que será realizada de 18 a 22 de maio no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS).

Ele lembrou que para atender a demanda de formação de profissionais do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul o Senai vai contar com uma planta didática de microdestilaria. “A micro-usina de álcool está em processo de montagem no Senai de Alagoas, na cidade de Maceió, para depois ser deslocada para a unidade de Dourados. O que deve acontecer no segundo semestre deste ano”, disse, informando que outras novidades mostradas durante a Olimpíada do Conhecimento do Senai também serão levadas para a Expo-MS Industrial.

Competidores

Já na sexta-feira os diretores José Francisco Veloso, Irineu Milanesi, Altair da Graça Cruz, Raul Barbosa e Milene Nantes, além dos representantes sindicais Lúcia Morais, Cleideomir Machado, Márcio Hiramoto e Durval Cassapula, também visitaram o Riocentro e acompanharam o desempenho dos competidores Edmilson Duarte da Silva (Cetec Senai Naviraí - eletricidade predial), Mário Sérgio Mendes Yule (FatecSenai Campo Grande - mecânica de automóveis), Wesley Ramos de Souza (Cetec Senai Três Lagoas - tornearia mecânica), Eliel Jerônimo Martins Ribeiro (Cetec Senai Três Lagoas - eletricidade industrial), Fabiane Salvatierra (Cetec Senai Corumbá - segurança do trabalho), Wesley Adriano Pinheiro (Cetec Senai Dourados - tecnologia da informação), Merielli Gabriella Fernandes (Cetec Senai Dourados - confecção de roupas) e Rafael Vicentin Lima (Cetec Senai Dourados - mecânica de manutenção).

Segundo a coordenadora da Olimpíada do Conhecimento do Senai no Estado, Maíse Rodrigues Sá Gicomeli, que coordena a delegação estadual no Rio de Janeiro, os competidores sul-mato-grossenses estão tranqüilos, pois foi trabalhado o lado emocional deles. “Eles estão focados nas provas e não sentimos nenhum competidor preocupados”, garantiu, lembrando que todos já estão ambientados com os locais das provas.

Além disso, pela segunda vez consecutiva, um projeto de inovação tecnológica do Senai de Mato Grosso do Sul foi aprovado em seleção nacional para ser apresentado durante a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento 2010. Trata-se do projeto de autoria do Cetec Senai Naviraí, denominado “bloqueio eletrônico”, que melhora o procedimento de segurança no manuseio de máquinas energizadas, impedindo a conexão à tomada acidentalmente.

O docente do Cetec Senai Naviraí, José de Souza Neves, autor do projeto de melhoria do procedimento de segurança no manuseio de máquinas energizadas, explica que o projeto foi apelidado de “bloqueio eletrônico” e permite elevar o nível de segurança do operador de máquinas. “É um projeto que visa promover um método seguro no processo de trabalho para prevenir lesão, mutilações ou morte dos operadores e auxiliares de máquinas e equipamentos”, reforçou, informando que o seu estande foi um dos mais visitados e chamou a atenção até de empresas interessadas em utilizar a idéia para evitar acidentes.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS