Após dez dias de atuação na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, chegou a Campo Grande a primeira equipe de bombeiros sul-mato-grossense. A equipe, composta por nove militares, havia saído da Capital no último dia (3).
A chegada dos militares no 1º Grupamento de Bombeiros, na noite dessa quinta-feira (16), foi marcada por abraços, apertos de mãos, emoção e claro, saudade. No momento da chegada, foi possível ouvir um sincero “te amo, papai!” de uma filha que aguardava ansiosamente o retorno do seu herói.
A equipe foi comandada pelo Capitão Rodrigo Alves Bueno, composta pelo Tenente Paulo de Lima Gomes Junior, Sargento Abraão Anicésio Bernal, Sargento João Paulo Marciano dos Santos, Cabo Jeferson Gomes de Oliveira, Cabo Hugo Marques Araújo Dias, Cabo João Figueiredo Junior, Cabo Rahifi Daniel Reis Chaves e Tenente Rodolfo Vagner Xaubet.
Ao todo, durante os dez dias, foram resgatados 304 pessoas e 309 animais, além de 512 ações humanitárias.
Ainda, outras duas equipes dos bombeiros de MS permanecem no Estado Gaúcho, assim como o helicóptero da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) usado por policiais militares.
Doações
No início da semana, 15 mil cobertores doados para o Estado gaúcho saíram de Campo Grande em voos comerciais. Todo o trabalho de transporte foi organizado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual.
As doações podem serem feitas em todas as escolas da Rede Estadual e unidades das forças de segurança de Mato Grosso do Sul, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, os campi da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o Centro de Convenções Albano Franco e o edifício da Fiems estão arrecadando alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza, água mineral, roupas de cama e banho e roupas e calçados em bom estado de conservação.