O Natal, comemorado há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro, simboliza o nascimento de Jesus Cristo. A data foi oficializada no século IV, quando o Papa Júlio I estabeleceu a celebração no dia 25 de dezembro.
De acordo com os relatos bíblicos, Jesus nasceu em Belém, na Palestina, sendo filho de José e Maria. José, que era judeu, precisou viajar para Belém devido a um censo promovido pelo Império Romano. Ele e Maria percorreram 140 km desde Nazaré até Belém, com Maria montada em uma mula, para preservar suas energias para o parto.
Ao chegar à cidade, não encontraram vaga na hospedaria, que estava lotada. Desesperados, acabaram se refugiando em uma caverna que servia como estábulo. Foi nesse local que Maria deu à luz Jesus, colocando-o em uma manjedoura.
Após o nascimento, Maria e José receberam a visita dos Três Reis Magos: Melchior, Baltazar e Gaspar. Os Magos, guiados pela Estrela de Belém, trouxeram como presentes ouro, mirra e incenso.
Embora não haja documentos históricos confirmando a data exata do nascimento de Jesus, acredita-se que a escolha do dia 25 de dezembro tenha ocorrido para coincidir com festividades pagãs do solstício de inverno. Essa data era importante para os romanos, e a ideia era atrair mais seguidores ao cristianismo, associando-se aos rituais já celebrados.
A equipe do Jornal Capital News deseja a todos um Feliz Natal, que Jesus abençoe a vida de nossos leitores e suas famílias, e que 2025 seja um ano de muita fé e esperança!