Uma segunda equipe do Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul (CBMMS) saiu de Campo Grande nesse sábado (11), com destino ao município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A princípio a equipe atuará por dez dias no local, realizando resgate e salvamento das vítimas gaúchas.
A cidade de São Leopoldo decretou situação de calamidade na última sexta-feira (10). São mais de 180 mil moradores afetados diretamente no município pelos alagamentos, mais de 12 mil pessoas desabrigadas, foram criados até o momento 88 abrigos. Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham sido desalojadas.
A equipe sul-mato-grossense conta com oito militares, sendo especialistas em salvamento aquático, mergulhadores de resgate e salvamento terrestre. Ainda, outra equipe de buscas com cães irá reforçar os resgates.
"No primeiro momento, estamos direcionados para a cidade de São Leopoldo. Estamos indo por Mundo Novo (MS), vamos buscar uma moto aquática e mais uma embarcação para poder apoiar nas buscas", destacou o capitão do CBMMS, Tracz.
Laika
Nesta segunda-feira (13), a famosa Laika, cão de busca e salvamento do CBMMS será enviada ao Rio Grande do Sul. Ela vai acompanhada do seu binômio e mais dois militares.