O Governo do Estado pretende, em 2009, incorporar a região produtora do Paraguai ao sistema modal brasileiro, com a proposta de uma nova ligação ferroviária entre o norte e o sul do Estado. Os estudos estão sendo feitos, em conjunto, pelo governo federal, estadual e governo paraguaio.
De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Said Negreiros, o proposta é criar um alternativa de escoamento para a produção do Estado. “Queremos ligar Porto Murtinho a Panorama (São Paulo), onde a malha ferroviária de bitola larga se conectaria com Mato Grosso do Sul, e estender a ferrovia até o Paraguai, em um projeto multinacional discutido na Casa Civil da Presidência da República. Já estamos discutindo isso e já há compromissos do governo brasileiro, do governo do Estado e do Paraguai” afirmou o secretário.
Segundo o secretário, o projeto têm alternativas. “Outra alternativa seria a reativação do ramal da Novoeste a Ponta Porã, que iria até o rio Paraguai, possivelmente a Concepción. Para o Estado, consideramos esta alternativa mais interessante, pois atravessamos uma região produtora que já tem rodovia instalada, o que pressupõe uma demanda de investimento menor, apesar de ser em bitola estreita” afirma Carlos Negreiros. Segundo o secretário, as condições de Mato Grosso do Sul e do Paraguai são muito semelhantes para a agricultura e este projeto ajudaria a solucionar questões internacionais.
Investidores
O Estado, na avaliação do secretário, é promissor para novos investimentos. “Nós nos sentimos gratificados porque os resultados são promissores para Mato Grosso do Sul, apesar da crise econômica mundial. Temos visto manifestações de novos investimentos em infra-estrutura. Os empresários estão voltando suas atenções para a necessidade de sustentarem seus investimentos em negócios produtivos, saindo um pouco do capital financeiro”.
“Diversos empresários de porte demonstraram interesse em investir em infra-estrutura no Estado. Eles foram apresentados a Mato Grosso do Sul e já fizeram contato conosco no interesse de investir em transporte” afirmou Negreiros. Recentemente, o governador esteve na Itália onde participou de diversas reuniões com empresários daquele país, apresentando a eles o potencial de Mato Grosso do Sul. (Noticias MS)