Setenta e quatro dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de chuvas intensas, conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (23). A previsão é válida até às 10h de quinta-feira (24).
O alerta inclui Campo Grande, Jardim, Maracaju e Guia Lopes da Laguna, cidades que recentemente enfrentaram alagamentos, queda de árvores e outros danos causados por temporais.
Segundo o aviso classificado como alerta amarelo, há risco potencial com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos entre 40 e 60 km/h.
Apesar do risco ser considerado moderado, o alerta também menciona a possibilidade de quedas de galhos de árvores, cortes no fornecimento de energia, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
A recomendação é que a população evite se abrigar sob árvores, não estacione veículos próximos de torres de transmissão ou placas de propaganda e desligue aparelhos elétricos e o quadro de energia em caso de chuvas mais fortes.
O aviso segue os temporais que, durante a última semana, causaram prejuízos em várias regiões do estado, inclusive em áreas agrícolas do sul de MS.