Após uma semana de tempo estável, o Mato Grosso do Sul enfrenta mudanças nas condições climáticas nesta sexta-feira (20). A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre a Argentina e Paraguai, em conjunto com um cavado meteorológico, deixa o tempo instável, especialmente nas regiões sul e sudoeste do estado.
De acordo com a previsão, há possibilidade de chuvas de intensidade variada, desde fraca a moderada, com risco de tempestades localizadas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os acumulados podem ultrapassar 40 mm em 24 horas em algumas áreas.
Essa instabilidade é resultado do intenso transporte de calor e umidade associado ao sistema de baixa pressão atmosférica. Além disso, o deslocamento de um cavado em médios níveis da atmosfera e a aproximação de uma frente fria reforçam a formação de condições meteorológicas adversas.
A população é orientada a ficar atenta às condições climáticas e buscar abrigo seguro em caso de tempestades.
Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 27-32°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas entre 29-34°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-24°C e máximas entre 30-33°C. Em Campo Grande, mínimas entre 22-24°C e máximas entre 28-31°C. Os ventos atuam do quadrante norte (norte/noroeste) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.