Campo Grande 00:00:00 Sábado, 16 de Novembro de 2024


Cotidiano Sábado, 18 de Julho de 2009, 08:49 - A | A

Sábado, 18 de Julho de 2009, 08h:49 - A | A

Nova unidade de automação do Senai vai atender 30 indústrias o fim do ano

Redação Capital News (AP)

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, apresentou, nesta sexta-feira (17/07), a unidade móvel de automação industrial que foi reformada e atualizada tecnologicamente para atendimento às indústrias em cursos nas diversas modalidades de educação profissional. “É a ampliação de um trabalho que leva, ainda mais, os serviços do Senai até a porta das empresas do Estado”, destacou.

A unidade móvel já tem uma demanda de atendimento fechada até fim ano para três regiões do Estado, beneficiando aproximadamente 30 indústrias de forma direta e 150 alunos. O agendamento tem início partir da próxima semana, devendo passar pelas regiões de Dourados, Naviraí e São Gabriel do Oeste para atendimento a diversos cursos em andamento, ou a iniciar, beneficiando profissionais de diversas indústrias daquelas localidades.

Em Naviraí, as empresas que serão atendidas são a Copasul, Usinavi, Frigorífico Bertin, Amidos Pilão e Lênix, enquanto em São Gabriel do Oeste são o Frigorífico Aurora e o Laticínio São Gabriel. Já em Dourados são Correcta Indústria, Doux Frangosul, Alimentos Dallas, Mar & Terra, Perdigão, Industemp, Douramix, Rações Bocchi, Moinho de Trigo Pantanal, Cargill Meats, Areva Koblitz, Imesul, ETH, Usina Monte Verde, Louis Dreyfus e Usina Vista Alegre.

Foco

Para Sérgio Longen, a reforma do ônibus representou também uma redução de custo para o Sistema Fiems. “No entanto, o importante é que mantemos o nosso foco, que é a indústria. É mais uma etapa vencida e, com certeza, até o fim deste ano teremos mais unidades móveis reformadas e prontas para atender as empresas de Mato Grosso do Sul”, analisou.

O diretor da Fiems, Antonio Breschigliari Filho, que acompanhou a apresentação da unidade móvel, lembra que a iniciativa faz parte de um projeto de facilitar e ser mais objetivo, eliminando a burocracia que existe para que as empresas obtenham os serviços oferecidos pelo Sistema Fiems. “O Senai, assim como o Sesi e IEL, fala a mesma língua dos empresários, ou seja, todos andam na mesma direção”, disse.

Modernização

Segundo Jaime Verruck, o Senai está sendo modernizado para atender o que a indústria precisa em termos de tecnologia. “A reforma dessa unidade móvel vai permitir que possamos levar os nossos serviços para dentro das indústrias e treinar os seus funcionários”, ressaltou, completando que com essa atualização tecnológica será possível oferecer cursos de competências específicas em pneumática, hidráulica, eletropneumática e eletrohidráulica.

Ele acrescenta que o ônibus da automação industrial poderá ainda oferecer complemento em desenhos curriculares de outros cursos, já que tais competências compõem grande parte dos conhecimentos necessários às diversas profissões industriais. “Também estamos na linha de reforma de uma unidade móvel de mecânica diesel, mais uma da automação industrial e outra que trata da questão de eletricidade”, enumerou.

O gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero, explica que o ônibus já atendia uma demanda específica na área de automação, mas, tendo em vista a atualização tecnológica, a unidade teve de passar por uma reforma para adequá-lo às necessidades atuais das indústrias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS