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Cotidiano Sábado, 24 de Maio de 2014, 12:52 - A | A

Sábado, 24 de Maio de 2014, 12h:52 - A | A

Rodovia MS-040 deve ser concluída até o fim do ano

Juliana Rezende - Capital News (www.capitalnews.com.br)

As obras da rodovia MS-040 estão 40% adiantadas e segundo o governo do Estado a via denominada “Manoel Lino de Rezende” deve ficar pronta até o fim do ano. A MS-040 integrará rotas de produção e a rodovia encurtará a distância entre Campo Grande e Santa Rita do Pardo, na divisa com São Paulo.
A via projetada do quilômetro 17 ao quilômetro 226 está com todo o trecho primário em obras. O investimento do Estado é de R$ 275 milhões.

A pavimentação de 209 quilômetros da MS-040 é uma das principais obras do MS Forte 2, programa lançado em 2013 pelo governo estadual que busca consolidar e impulsionar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com investimentos de R$ 3,6 bilhões, dos quais 69% de recursos próprios. Parte desse dinheiro – R$ 1,5 bilhão – foi canalizada para a melhoria da infraestrutura e logística regional.

Rotas da produção

O programa rodoviário em execução integra os bolsões vazios da cadeia produtiva, incorporando à economia mais de 1 milhão de hectares, onde os futuros empreendedores dependerão de transporte para escoar sua produção.
A implantação e pavimentação da MS-040, considerada a rota de insumos como eucalipto e carvão vegetal para as indústrias de celulose de Três Lagoas, é uma obra estratégica no processo de diversificação da matriz econômica adotada pelo governo estadual, segundo Puccinelli. “Com a logística vamos triplicar o plantio de florestas e criar novos polos de produção, como o moveleiro”, disse ele.

A dificuldade de transporte de material usado na base e revestimento da rodovia, um dos desafios enfrentados pelas empreiteiras que executam os dez subtrechos, revela a aventura e desestímulo de quem dependia do acesso para escoar a produção. Os fazendeiros e sitiantes enfrentavam o solo arenoso, intransitável em época de chuvas, e ainda pontes de madeira estreitas e mal conservadas.

O projeto de engenharia da MS-040 inclui três obras de arte especial, em fase final de execução: a construção das pontes de concreto sobre o Ribeirão do Lontra (limite de Campo Grande com Ribas do Rio Pardo), de 30 metros de comprimento; no Rio Pardo (limite de Ribas do Rio Pardo com Santa Rita do Pardo), de 120 metros; e no Ribeirão Ponte de Pedra (em Santa Rita do Pardo), de 30 metros.

 

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