Viajar por Mato Grosso do Sul ouvindo os sons que vêm de seus ecossistemas e de sua fauna, admirar sua flora e belezas cênicas, conhecer sua cultura e sua gente através da dança, da música e do artesanato, provar pratos típicos da gastronomia de suas cidades. É desta forma que as pessoas que visitarem a Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul vão vivenciar a experiência inesquecível de conhecer cada canto deste Estado rico em belezas naturais.
“Será um evento inédito, atípico àqueles aos quais estamos acostumados a ver. Os estandes estarão em disposição completamente diferente, em um espaço amplo, que reproduz os ambientes de cada região, fazendo com que o Brasil e o mundo despertem seus sentidos para o nosso Estado”, revela Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).
Com expectativa de público diário de 20 mil pessoas, o evento será gratuito, de 18 a 22 de outubro e contará com estandes do Paraguai, Bolívia, Chile, Argentina, Peru, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, além dos estandes das sete regiões turísticas de MS.
Atrações culturais
O famoso cantor e compositor sul-mato-grossense Almir Sater é quem faz o show de abertura do evento, a partir das 19 horas da próxima quinta-feira (18), que contará também com a presença de autoridades e do trade turístico. Ao longo do evento, haverá mostra e comercialização do artesanato regional, produtos da agricultura familiar e do turismo rural. As manifestações culturais também serão muito bem representadas.
Durante as tardes, os visitantes poderão apreciar em especial a dança tradicional folclórica e parafolclórica de Mato Grosso do Sul, e, à noite, a diversidade dos ritmos e sonoridades da música feita no Estado, passando por gêneros como o rock, o pop, a música de raiz e a música popular e erudita brasileira. As apresentações, selecionadas por meio de edital, também são gratuitas.
Festival gastronômico
Na Praça de Alimentação do evento serão oferecidos, a preços populares, pratos típicos das regiões turísticas de Mato Grosso do Sul. Ao solicitarem um deles, as pessoas receberão uma comanda, na qual vão poder votar no prato que melhor representará o Estado no Salão Nacional de Turismo, em junho de 2008, em São Paulo.
Conhecimento
O Núcleo de Conhecimentos oferecerá palestras, minicursos e workshops gratuitos ao longo do evento, com renomados docentes universitários e profissionais. As inscrições são feitas somente pelo site do evento e são limitadas, destinadas a acadêmicos, profissionais e à sociedade em geral.
Pacotes de viagens
No Balcão de Comercialização, as agências de viagens filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), em parceria com o Grupo de Operadoras de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Gopan), estarão disponibilizando aos visitantes pacotes de viagens para destinos turísticos de Mato Grosso do Sul por preços muito atrativos.
Serviço:
Para mais informações, visite o site do evento: www.salaodeturismoms.com.br ou ligue para 0800 647 6050. O Pavilhão Albano Franco fica na avenida Mato Grosso, 5701, em Campo Grande e o acesso a todas as atrações do evento será gratuito.
O evento é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), em co-realização com o Sebrae, execução da Fundação Biótica, patrocínio do Governo Federal, Ministério do Turismo, Embratur, TAM, TAP, Banco do Brasil, Correios, Ministério das Comunicações, FIEMS, Company Rent a Car, Amapil, e apoio de ABAV, ABIH, Abrasel, Agraer, Atratur, Campo Grande Pantanal Convention & Visitors Bureau, Energest, Enersul, Facsul, FES, Fiems, Fundação de Cultura, Funlec, Gopan, Rodosul, Senac, SHRBS MS, UCDB, UEMS, UFMS, UFMS e Uniderp.
Oficinas e minicursos
Durante a programação da Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, que tem início no dia 18, haverá palestras, minicursos e oficinas destinadas a acadêmicos, empresários, poder público e à sociedade em geral. São 300 vagas para cada palestra, 70 vagas para cada oficina e 15 vagas para cada minicurso.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas somente pelo site www.salaodeturismoms.com.br. Quando as vagas forem sendo preenchidas, as inscrições não estarão mais disponíveis. Confira abaixo a programação do Núcleo de Conhecimentos e a aproveite a oportunidade para se aprimorar.
Confira a programação:
PALESTRAS
19 de outubro (sexta-feira) – Horário: 13h30 às 15h Palestra: “O Estado do Mundo”
Palestrante: Homero Santos
19 de outubro (sexta-feira) – Horário: 15h às 16h30
Palestra: “Política Nacional de Turismo” Palestrante: Tânia Brizola (Ministério do Turismo)
19 de outubro (sexta-feira) – Horário: 16h30 às 18h
Palestra: “Cinema e Turismo”
Palestrante: Dr. Pedro Wendler
20 de outubro (sábado) – Horário: 13h30 às 15h (nova programação)
Palestra: “Arranjos Produtivos no Turismo” Palestrante: Doris Van de Meene Ruschmann
20 de outubro (sábado) – Horário: 15h às 16h
Palestra: “Sustentabilidade”
Palestrante: Representante do Banco Real
20 de outubro (sábado) – Horário: 16h às 17h
Palestra: “Gestão da Qualidade no Sistema de Turismo: a experiência espanhola”
Palestrante: Victor Alvarez Aparício (Aenor – Asociación Española de Normatización y Certificación - Brasil)
20 de outubro (sábado) – Horário: 17h às 18h30
Palestra: “Marketing Turístico Internacional – América do Sul, Europa e EUA” Palestrante: Jaqueline Gil (EMBRATUR)
MINICURSOS
19 de outubro (sexta-feira) – Horário: 8h às 12h
Minicurso Sala B: "Planejamento do turismo em propriedades rurais" Ministrante: Prof. Msc. Waldir Leonel (FESCG)
Número de Participantes: 70 pessoas
20 de outubro (sábado) – Horário: 8h às 12h
Minicurso Sala B: "Roteirização" Ministrante: Bruno Wendling (Ministério do Turismo)
Número de Participantes: 70 pessoas
20 de outubro (sábado) – Horário: 8h às 12h
Minicurso Sala C: “Segmentação do Turismo no Mato Grosso do Sul”. Ministrante: Docente da UFMS
Número de Participantes: 70 pessoas
OFICINAS
19 de outubro (sexta-feira) – Horário: 12h Oficina Sala A: "Técnicas verticais em ambiente cavernícola" Ministrante: Prof. Esp. Marcos Luís Faleiros Lourenção (UEMS)
Número de participantes: 15 pessoas
20 de outubro (sábado) – Horário: 8h às 12h Oficina Sala A: "Técnicas verticais em ambiente cavernícola" Ministrante: Prof. Esp. Marcos Luís Faleiros Lourenção (UEMS)
Número de participantes: 15 pessoas