A comunidade indígena Barra do São Lourenço, localizada entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, enfrenta uma situação de emergência devido ao aumento na gravidade dos incêndios florestais que afetam a região. Com cerca de 100 moradores, incluindo idosos com problemas respiratórios, a comunidade lida com grandes volumes de fumaça e calor intensos.
Para auxiliar no atendimento emergencial, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) está recrutando voluntários, especificamente um médico(a) e um enfermeiro(a), para atuar na área entre os dias 18 e 24 de outubro. Os profissionais, que precisam estar com toda a documentação em dia, serão alojados na base do IHP, localizada na RPPN Acurizal, e se deslocarão até a comunidade junto à equipe do Instituto.
O IHP já está presente na região com brigadistas ambientais da Brigada Alto Pantanal e médicos veterinários, focando no combate aos incêndios e na preservação da fauna e flora local. O transporte entre Corumbá e a comunidade, assim como a alimentação durante o período de voluntariado, será fornecido pelo Instituto, sem custos para os profissionais.
Interessados em participar dessa ação voluntária podem entrar em contato diretamente com o IHP a qualquer momento pelo WhatsApp (67) 4042-5424. A embarcação que levará a equipe e os voluntários sairá de Corumbá no dia 19 de outubro.