O Senar/MS tem levado atendimento médico gratuito à população rural através do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural desde 2017. Com o objetivo de prevenir e combater o câncer no campo, a iniciativa deu um grande passo em 2023 ao assinar um termo de cooperação com a AACC/MS para oferecer o mesmo suporte às crianças.
“Este é um dos nossos programas de Promoção Social, que leva qualidade de vida aos moradores do campo. Pessoas que muitas vezes não têm condições de ir até a cidade buscar por um atendimento médico. Com estes atendimentos, nossos médicos especialistas são capazes de identificar casos suspeitos e dar encaminhamentos necessários. Esperamos não encontrar casos da doença, mas se houver, também estamos contribuindo para um diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura do paciente”, afirma Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul.
O programa realiza visitas semanais a municípios de Mato Grosso do Sul, contando com médicos e enfermeiros de diversas especialidades, como urologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia e, agora, pediatria. Em seu primeiro ano de atendimento infantojuvenil, 644 crianças foram atendidas e três casos suspeitos foram encaminhados.
“Nós estivemos em 37 municípios com uma adesão infantil muito grande. A boa notícia é que não tivemos nenhum caso de câncer infantil até agora. A ideia é continuar esse trabalho para caso necessário, a chance de cura seja oferecida o mais breve e ao maior número de crianças possível”, comenta Lucas Garcia, gerente educacional do Senar/MS.
A parceria com a AACC/MS permite que casos suspeitos de câncer infantojuvenil, detectados nas ações, sejam encaminhados para continuidade dos tratamentos em unidades de saúde do estado.
“A parceria fez com que as famílias passassem a olhar para seus filhos com mais cuidado e preocupação. A equipe do Senar tem oferecido atenção e carinho às famílias, refletindo o compromisso da sociedade com a causa e com a cura do câncer infantojuvenil”, diz Regina Filipini, das relações institucionais da AACC/MS.
Para a coordenadora de assistência ao beneficiário da AACC/MS, o trabalho torna o assunto mais acessível, principalmente em áreas afastadas do estado.
“A parceria com o Senar/MS abriu muitas portas para o atendimento pediátrico, inclusive na área da oncologia. Enquanto instituição, mostramos os serviços oferecidos pela AACC/MS e o caminho seguido para que crianças e adolescentes sejam atendidos e regulados o quanto antes. O câncer não espera, e essa é uma preocupação constante da nossa instituição”.
A caravana da saúde do Senar/MS chega aos municípios através de um cronograma fechado com o Sindicato Rural e a Secretaria Municipal de Saúde. Para saber quando sua cidade será contemplada, entre em contato com o Sindicato Rural do seu município.