A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) entregou, na manhã desta segunda-feira (21), a obra de revitalização da Unidade de Saúde da Família Dr. Benjamim Asato, a USF Parque do Sol. Essa é a sexta unidade revitalizada somente neste ano pela Prefeitura. A entrega faz parte da programação de aniversário de 124 anos de Campo Grande.
“Entendemos a importância de uma estrutura adequada para oferecer um atendimento de qualidade às pessoas. Investir na melhoria das nossas unidades não é apenas uma meta, é uma responsabilidade que temos com cada cidadão campo-grandense. Ao proporcionar uma infraestrutura mais adequada, estamos dando condições dignas de trabalho aos nossos servidores e de atendimento a nossa população”, ressaltou a prefeita Adriane Lopes.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, uma unidade revitalizada reflete diretamente na experiência e no cuidado oferecido aos pacientes. A expectativa é de que até o próximo ano, ao menos uma unidade de saúde seja revitalizada por mês. “Estamos comprometidos em construir um futuro melhor para nossa cidade, garantindo que todos tenham acesso a serviços de saúde de excelência. Agradeço a sensibilidade e o apoio da gestão municipal que está verdadeiramente comprometida em proporcionar essa mudança de realidade em nossa saúde”, disse.
A USF recebeu pintura interna e externa, reparos no telhado, manutenção e instalação de ferro, manutenção das calhas, instalação de vidros e insulfilme, reparos na rede elétrica e hidráulica, novos ventiladores, ar-condicionado e mudança de layout. Ao todo o investimento foi de aproximadamente R$ 120 mil.
A unidade é composta por quatro equipes de saúde da família e quatro equipes de saúde bucal, que compreende os seguintes profissionais: médicos; enfermeiros; técnicos de Enfermagem; agentes comunitários de saúde; agentes de combate a endemias; odontólogos; auxiliares de saúde bucal; assistente social; servidores administrativos e gerente da unidade.
Revitalizações
A prefeitura de Campo Grande, desde o início do ano, tem realizado uma força-tarefa para revitalizar e reformar as unidades de saúde. Até o momento seis USF já foram revitalizadas: Aero Rancho, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Jockey Club, Marabá , Vila Popular e Parque do Sol. Ainda está em andamento a revitalização do Complexo de Saúde do Nova Bahia, composto pela USF Nova Bahia, o CRS e o Distrito Sanitário, e da USF Parque do Sol.
Outros investimentos
Ainda para os próximos dois anos, estão previstos mais investimentos e melhorias para a área da saúde, como a reforma e revitalização das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA), dos quatro Centros Regionais de Saúde (CRS), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A reforma da UPA Vila Almeida já foi iniciada e os trabalhos devem ser concluídos até o fim do ano.
Desde 2017, onze unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande, nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaleia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo, Aero Rancho Granja, Santa Emília e Jardim Presidente, sendo essas duas últimas entregues em 2022, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 30 unidades foram ampliadas e reformadas durante o período.