Em cerimônia realizada segunda (23), o Sesi lançou o Projeto Cine Sesi Cultura, onde a partir de outubro, as cidades de Amambai, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Chapadão do Sul, Costa Rica, Ladário, Miranda, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Terenos poderão assistir sem custo nenhum os mais recentes filmes brasileiros. Conforme anunciou o presidente da Fiems, Sérgio Longen , “nós vamos exibir filmes de graça em telas gigantes instaladas nas praças públicas das cidades do interior onde não tem cinema. A nossa intenção é levar, de maneira itinerante, exibições de filmes, da mais recente produção brasileira”.
Para ele, o cinema serve para absorver experiências inelectuais, culturais e emotivas em um curto espaço de tempo, abrindo horizontes de conhecimento. “Hoje, mais do que nunca, criatividade é uma virtude indispensável para o bom desempenho de qualquer equipe de trabalho, mas, para isso, é preciso ter acesso a informações de qualidade. Ampliar a formação cultural e educacional da comunidade do interior do Estado é uma maneira inteligente e eficiente de desenvolvimento”, destacou.
Carlos Henrique dos Santos Pereira, secretário estadual, lembra que o projeto dá mais “uma opção de lazer e cultura e uma nova mídia para as cidades do interior do Estado. Tenho certeza de que o movimento será grande nas cidades contempladas e isso será importante para o desenvolvimento dessas localidades”. Já o prefeito de Terenos, Humberto Rezende Pereira, que também é presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), pontuou que é importante a participação da indústria nas questões sociais. “É importante vermos que esse setor, além de gerar emprego, divisas e impostos, também participa da formação efetivamente da formação das pessoas. Nos municípios do interior do Estado as pessoas não têm acesso às salas de cinema, para muitos desses moradores essa será uma oportunidade única”, lembrou.
O Projeto
O Cine Sesi Cultural irá repdroduzir filmes itinerantes ao ar livre, por meio dos mais modernos equipamentos, cujo projetor estará instalado em um caminhão-baú para exibição de seis filmes distintos durante um fim de semana por município. “A tela de alto-alvura terá 5 metros de altura e 12 metros de largura, som com três vias de dois mil watts e projetor Hilight XENON de 2 mil watts, cinemascope, o que garante um altíssimo padrão de qualidade, imagem e som impecáveis até uma distância de 150 metros”, detalhou o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck.
Ele ainda acrescentou que nas noites de sexta-feira e sábado, será exibido um filme nacional adulto por dia, antecedido por um curta-metragem nacional, sem repetição. “Já na noite de domingo serão exibidos um longa-metragem internacional infantil e um curta-metragem nacional infantil, sendo que todas as exibições serão antecedidas pela divulgação de material institucional do Sesi, bem como por um vídeo com dicas de saúde para a população”, informou. Ao todo estão previstos 210 projeções nas 14 cidades beneficiadas, entre películas nacionais e internacionais, filme com dicas de saúde, vídeo institucional do Sesi e comercial da campanha publicitária.
Por Ângelo Smaniotto - (www.capitalnews.com.br)