Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025


Agronegócio Segunda-feira, 18 de Março de 2024, 17:12 - A | A

Segunda-feira, 18 de Março de 2024, 17h:12 - A | A

Desenvolvimento social

Em relatório anual, Suzano demonstra que retirou mais de 50 mil pessoas da pobreza

Companhia de celulose tem duas fábricas em Mato Grosso do Sul

Juliana Rezende
Capital News

Divulgação/Assessoria Suzano

Suzano abre novas vagas em curso de Mecânica de Máquinas Florestais

Curso de Mecânica de Máquinas Florestais

A Suzano, maior produtora mundial de celulose, divulgou nessa segunda-feira, 18, o Relatório de Sustentabilidade 2023, em que a empresa demonstra avanço nas estratégias sociais ao retirar mais de 51 mil pessoas da linha da pobreza desde 2020.

No ano passado, segundo divulgado pela companhia, 22.250 pessoas superaram a margem da pobreza – de acordo com a referência global de pobreza monetária adotada pelo Banco Mundial e ratificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um aumento de 21,3% em relação a 2022. Em Mato Grosso do Sul, a empresa conta com duas unidades, uma instalada em Três Lagoas e a outra na cidade de Ribas do Rio Pardo.

Divulgação / Governo MS

Suzano

Produtora de celulose afirma que mais de 20 mil pessoas saíram da linha da pobreza, em 2023.

O relatório também traz dados financeiros, sociais, ambientais e de governança corporativa do último ano. Ainda de acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2023, o investimento da Suzano em projetos sociais aumentou 36% de 2021 para 2023, atingindo seu maior volume histórico. Somente no ano passado, a companhia destinou R$ 49,3 milhões a iniciativas sociais estruturadas nas frentes de relacionamento, geração de renda e educação. Ao todo, mais de 347 mil pessoas foram beneficiadas por essas ações em 2023.

Apenas em iniciativas conectadas ao combate à pobreza, a Suzano investiu, no último ano, R$ 22,1 milhões em 73 projetos junto a Organizações da Sociedade Civil, beneficiando mais de 114 mil pessoas em cerca de 120 municípios. Esses projetos abrangem diferentes frentes, como extrativismo sustentável, reciclagem inclusiva, empreendedorismo, redes de abastecimento territorial, acesso a emprego e cadeia de valor Suzano. Todas as iniciativas estão conectadas aos Compromissos para Renovar a Vida estabelecidos pela companhia, incluindo a meta de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas suas áreas de atuação até 2030.

O desenvolvimento social, com foco nas próximas gerações, passa necessariamente pelo avanço da Educação. Em 2023, por meio do Programa Suzano de Educação, por exemplo, a companhia impactou cerca de 137 mil pessoas, entre estudantes, educadores e equipes intersetoriais de 646 escolas das redes municipais de educação pública nos estados da Bahia, do Espírito Santo, do Maranhão e do Mato Grosso do Sul.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 da Suzano segue as Normas da Global Reporting Initiative (GRI) e leva em consideração princípios do International Integrated Reporting Council (IIRC), a Resolução nº 59 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas. Este ano, além do documento, a Suzano apresenta também um Resumo Estratégico.

O documento foi assegurado pela PwC (PricewaterhouseCoopers) e pode ser acessado aqui. Para acessar o Resumo Estratégico, clique aqui. Também está disponível para consulta a Central de Sustentabilidade da Suzano, um hub de conteúdo exclusivo e atualizado sobre aspectos de sustentabilidade da companhia.

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS