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Agronegócio Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 08:17 - A | A

Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 08h:17 - A | A

Investimento de R$ 350 milhões

Mato Grosso do Sul terá segunda usina de biometano

Atvos recebe licença para investir R$ 350 milhões na unidade

Viviane Freitas
Capital News

Mato Grosso do Sul terá em breve sua segunda usina de biometano a partir de resíduos do setor sucroenergético. O Grupo Atvos, que opera na produção de etanol e açúcar em três municípios do estado, receberá nesta quarta-feira (26), durante a Expocanas, em Nova Alvorada do Sul, a Licença de Instalação para sua primeira unidade de biometano, um investimento de R$ 350 milhões.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o projeto está alinhado ao programa Mato Grosso do Sul Estado Carbono Neutro, que incentiva a descarbonização da frota e a implementação de projetos de biometano. “A Adecoagro já está nesse caminho, e agora a Atvos também avança com sua usina de biometano”, destacou. A licença será entregue pelo governador Eduardo Riedel e pelo secretário ao CEO da Atvos, Bruno Serapião.

Mairinco de Pauda/Semadesc

Setor bioenergético de Mato Grosso do Sul avança com aumento de produção e inovação

Secretário da Semadesc Jaime Verruck

Além de substituir o diesel, o biometano pode ser utilizado na indústria, substituindo o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e o óleo combustível, além de servir como fonte para usinas termelétricas. “O potencial desse combustível é fundamental para a transição energética, sendo uma rota tecnológica para descarbonização da frota e da produção, por meio da energia elétrica gerada a partir do biometano”, explicou Verruck.

Com capacidade instalada de 28 milhões de metros cúbicos, a nova usina da Atvos utilizará subprodutos da cana-de-açúcar, como vinhaça e torta de filtro, reforçando o conceito de economia circular. Cerca de metade da produção será destinada ao abastecimento da frota interna da companhia, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e a pegada de carbono da operação.

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